As alterações em dez linhas de ônibus de Lauro de Freitas e da Região Metropolitana de Salvador (RMS), que aconteceriam a partir desta quarta-feira (25), foram adiadas pelo governo do Estado. Com a decisão, somente a partir da próxima segunda (30), os trajetos que circulam nas avenidas Prof. Pinto de Aguiar (Patamares) e Jorge Amado (Imbuí) terão itinerários e pontos finais alterados. Os ônibus continuarão percorrendo a orla de Salvador.
De acordo com o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, o Governo do Estado fará um reforço de divulgação das mudanças. Para ele, houve interpretações equivocadas que geraram dúvida. Dauster explicou que circularam notícias de que algumas linhas seriam extintas e de que pessoas perderiam seus empregos, mas que isso não é verdade.
Na manhã de hoje, os rodoviários metropolitanos ameaçaram suspender a integração a partir desta quarta-feira (25). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários da Região Metropolitana de Salvador (Sindmetro/BA), a suspensão foi provocada pelo descumprimento, por parte do Governo do Estado, do acordo feito no Ministério Público da Bahia (MP-BA). Segundo os trabalhadores, ficou acertado que não seria feito nenhum corte nas linhas que circulam pela Orla da capital até a realização de um estudo para criação de novos postos de trabalho, por não existir metrô na região.
Segundo o governo, as mudanças vão reduzir o tempo de espera nos pontos de ônibus na RMS e diminuir o tempo de viagem com a integração com o sistema metroviário, além de melhorar a mobilidade de Salvador, com a redução do trajeto de algumas linhas de ônibus.
Fonte: Bocão News
Moema conseguiu do Governador suspensão de alterações nas linhas de Lauro de Freitas e de cidades metropolitanas
Governo suspendeu para próxima segunda(30/10) alterações nas linhas metropolitanas
Em reunião com o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, na manhã desta terça-feira(24/10), a prefeita Moema Gramacho foi informada que o governador Rui Costa vai suspender as alterações nas linhas metropolitanas que circulam pela Orla da capital. As linhas deixariam de circular neste roteiro a partir de amanhã (quarta-feira). Rui entende que o prefeito de Salvador ainda não definiu questões relacionas à meia passagem dos estudantes e aos troncais.
A prefeita de Lauro de Freitas já havia levado a preocupação com a suspensão das linhas da orla em reunião, nesta segunda (23/10), com a secretária Jusmari Oliveira, da SEDUR. Essa questão também será ponto de pauta da reunião dos prefeitos na Entidade Metropolitana da RMS, marcada para esta quarta-feira. “Vamos deixar claro que antes de tirar as linhas metropolitanas da Orla é preciso apresentar as alternativas para não prejudicar a população da região, em especial os moradores de Lauro de Freitas”, destacou.
Fonte: ASCOM PMLF