Diante do baixo desempenho nas urnas nas eleições deste ano, o Partido Social Cristão (PSC) será absorvido pelo Podemos, por não ter atingido a chamada cláusula de barreira.
O novo partido continuará com o nome Podemos, e terá o número de urna do PSC: 20. A fusão será formalizada na convenção que está marcada para o início de dezembro. Com a mudança, Podemos e PSC terão em 2023 uma bancada de 18 deputados federais e 7 senadores.
Na Bahia, o partido terá como presidente Heber Santana, será representada pelos deputados estadual Laerte do Vando e federal Raimundo da Pesca. Heber Santana comemora a fusão, e diz que a união PSC/Podemos trará musculatura política para a nova legenda na Bahia.
“O PSC e o Podemos são partidos que já possuem histórias na política brasileira, e, por certo, essa união trará uma nova perspectivas para o Podemos 20 em nosso estado, bem como musculatura política”, diz Heber.
Nas eleições deste ano, o PSC na Bahia deixou de apoiar ACM Neto (União) e migrou para o lado do governador eleito, Jerônimo Rodrigues (PT).