No final da tarde desta quinta-feira (18), ocorreu a solenidade de formatura do V Curso de Tripulante Operacional (CTO), no hangar oeste do Grupamento Aéreo (Graer) da PMBA.
O evento contou com a presença do comandante geral da PMBA, coronel Paulo Coutinho, da procuradora do Estado, Dra. Maria do Carmo, do comandante do Comando de Policiamento em Missões Especiais (CPME), coronel Paulo Muniz, dentre outras autoridades civis e militares.
O comandante do Graer, tenente coronel Wolney Anderson, deu as boas-vindas, destacando a capacidade técnica desenvolvida pelos formandos e a satisfação em entregar uma equipe bem preparada, que a partir de agora se insere nas Operações Aéreas.
O curso teve como finalidade habilitar praças policiais militares, policiais civis e bombeiro militar de nosso estado para o pleno exercício da função de tripulante operacional, dotando-os de conhecimentos técnicos para a aplicação em atividades de segurança pública e defesa civil a bordo de aeronaves no espaço aéreo brasileiro, de forma segura.
Durante o período de curso, que teve 778 horas-aula, os participantes foram testados física e psicologicamente, sendo submetidos à familiarização de teoria de voo, doutrina de segurança operacional aeronáutica, tecnologias, entre outros conhecimentos.
A extensa parte prática envolveu ações de choque, táticas urbanas e rurais, perpassando diferentes biomas por todas as regiões da Bahia.
Agora, devidamente preparados para atividades de alta complexidade, como mergulho, paraquedismo, tiro embarcado, salvamento aquático, resgate vertical, entre outras especializações, os novos tripulantes operacionais estão aptos para realizar operações aerotáticas com aviões e helicópteros.
DCS PM