O pré-candidato a vereador de Salvador, Pedro Godinho (DEM), defendeu nesta quarta-feira (02) a decisão divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) que permite que Eleitores com deficiência possam solicitar transferência para uma seção eleitoral acessível.
“Essa é uma medida essencial para garantir o direito ao voto sem violar o direito à acessibilidade das pessoas com deficiência. Parabenizo o Tribunal Regional Eleitoral (TER) pela postura sensível e humana e por dar diligência a uma decisão tão importante, que tem um impacto super positivo na vida de quem depende de garantia nos mecanismos de inclusão. Igualdade de direitos a gente tem que buscar fazer na prática, com eficácia, e são ações como essa que fazem a gente comemorar”, disse Godinho.
De acordo com o Tribunal, 61.684 eleitores baianos possuem algum tipo de deficiência, mais de 14 mil pessoas a mais do que nas eleições de 2018.
Os pedidos de transferência para seções especiais devem ser feitos até o próximo dia 1º de Outubro deste ano, através do sistema ColetaTTE, disponível no site do TRE-BA. A Transferência Temporária de Eleitor (TTE) é válida apenas para o ano da sua solicitação.