PCdoB se reúne com Rui Costa na próxima semana para discutir as diretrizes para os próximos dois anos. A minirreforma administrativa anunciada pelo governador será tratada, contudo, os comunistas afirmam que devem manter os espaços atuais à frente das secretarias de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e; de Políticas para Mulheres, além da Bahiagás e Sudesb.
Após receberem o sinal verde do governador, a direção do PCdoB deve se reunir para decidir quem ocupará cada cargo. Nas últimas semanas circulou a informação de que Olívia Santana poderia sair da pasta das Políticas para Mulheres e ocupar a cadeira da Setre. Álvaro Gomes saíria da atual pasta e não teria destino definido. Contudo, o presidente estadual do partido, Davidson Magalhães afirma que não há nenhum tipo de deliberação a este respeito.
Davidson reassumiu o mandato de deputado federal após a posse de Moema Gramacho (PT) como prefeita de Lauro de Freitas. Na condição de segundo suplente, a permanencia dele na Câmara dos Deputados depende da continuação de Josias Gomes (PT) na estrutura do estado. Josias, deputado federal licenciado, é um dos nomes que devem ser substituídos na minirreforma. As especulações do Palácio de Ondina, no entanto, não estabelecem o retorno dele a Brasília. Ao contrário, Josias seria colocado ou na secretaria de Desenvolvimento Rural ou na de Agricultura.
Outras costuras — A primeira é ocupada por Jerônimo Rodrigues, quadro histórico do PT. Já a segunda é comandada por Vitor Bonfim, deputado estadual licenciado que é membro do PDT. O partido presidido na Bahia pelo deputado federal Félix Mendonça Júnior é um dos que devem perder espaços na reestruturação da máquina administrativa estadual. Uma informação tida como certa é a retirada de Manoel Gomes de Mendonça Neto do comando da Secretaria de Ciência e Técnologia. A pasta será chefiada por um representante do PSB, provavelmente Vivaldo Mendonça. Rodrigo Hita, atualmente da Defesa Civil, será transferido para a secretaria na condição de superintende ou chefe de gabinete.
No que se refere a Agricultura, ainda pesa contra Vitor Bonfim o apoio dado a Nilo Coelho (PSDB) na eleição municipal de Guanambi. Para além, há contestações recorrentes a respeito do trabalho desenvolvido pelo secretário.