A Conferência Municipal do PCdoB em Lauro de Freitas, realizada no último sábado (25), na Escola Municipal 2 de Julho, encerrou o ciclo de debates realizados ao longo do mês em 19 pré-conferências distribuídas entres bairros e segmentos profissionais. Uma construção coletiva marcada pela força e representatividade feminina, exemplificada no número de dirigentes dos organismos de base eleitas (59 do total de 107) e de delegadas para a Conferência Estadual (22 do total de 43).
Reeleito presidente, Uilson de Souza, destacou a grande mobilização dos militantes do partido. “Realizamos uma das maiores conferências municipais no estado da Bahia. Quanto a mim, sou grato pela renovação da confiança, continuarei firme buscando ajudar nosso partido a ocupar um lugar importante, estratégico na luta política e social do nosso município e na região metropolitana”, pontuou.
Grande referência e exemplo de luta para o PCdoB, Uilson lembrou ainda de Haroldo Lima (PRESENTE). “Registramos durante nossa conferência ser este o primeiro ciclo de conferências sem a presença física do grande mestre Haroldo Lima. Meu fraterno, carinhoso e solidário abraço”, concluiu.
15° Congresso
Durante a mesa abertura, que contou com as presenças da deputada federal Alice Portugal; do secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e presidente estadual do PCdoB, Davidson Magalhães; da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho; do diretor geral da Sudesb, Vicente Neto; da deputada estadual, Olivia Santana; além de líderes sindicais e figuras políticas, foram debatidas as teses que nortearão os próximos passos do partido.
Como isolar e derrotar Bolsonaro, como envolver os diversos atores e atrizes sociais na construção da plataforma de salvação nacional e da importância de um partido consciente, forte e organizado. Também foi apresentado o planejamento estratégico para ampliar a força do partido no município, promover novas lideranças e consolidar importantes quadros.
A exemplo da vereadora Luciana Tavares, reeleita vice-presidenta, e indicação do comitê Lauro de Freitas para pleitear um espaço na chapa do PCdoB como deputada estadual em 2022.