Pensar em Paulo Freire é obter a certeza de que o Brasil tem um povo capaz de conseguir tudo que almejar. Quando olhamos a montanha de gigantes que mudaram a história da humanidade, vemos o nosso mestre entre os maiores de todos tempos.
Para se ter ideia de alguns feitos deste pernambucano, o livro Pedagogia do Oprimido é a terceira obra mais citada em pesquisas de Ciências Sociais. Freire recebeu nada menos do que 35 títulos de “honoris causa” por universidades de várias parte do mundo. Por tantos feitos atingidos, este pensador nordestino se tornou Patrono da Educação Brasileira!
Neste centenário de Paulo Freire até o Google reconhece o legado deste gênio para a humanidade.
O genocida não! A Familícia fala mal do que desconhece, o despeito por Paulo Freire é porque estes lambe botas de norte-americanos não suportam reconhecer o sucesso de um homem do povo! No fundo, ser difamado por alguém como os Bolsonaros é o mais alto elogio que uma pessoa honrada pode receber! Quem se posta do lado oposto dos fascistas tem a garantia de estar do lado certo da História. Perto de Paulo Freire essa camarilha de genocidas não passam de poeira cósmica!
Paulo Freire brilhava os seus olhos era com o agradecimento do povo simples, que através do seu pensamento libertário descobria o mundo de sabedoria. A vida e obra freiriana nos une em companheirismo e nos impulsiona pra força da luta que rompe qualquer tipo de opressão.
Muito obrigado, Paulo Freire! A sua obra é perene e ainda fará do Brasil o país da educação.
PS: Nunca esquecerei deste dia, quando o senhor ao lado da minha companheira Cecília segurou nosso filho Pedro nos braços. Foi uma honra conhecê-lo pessoalmente!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!