A deputada federal e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, utilizou as redes sociais, na segunda-feira (20), para tecer duras críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Por meio do Twitter, a petista afirmou que a pressão do governo federal sobre a Petrobras tem como intenção “criminaliza-la para vendê-la”.
“Com Lula a Petrobras dava lucro, garantia gasolina barata e estava sob controle. Hoje, com esse presidente fraco e inútil, a rapinagem está preparando um golpe contra a empresa: criminaliza-la para vendê-la. O Congresso vai mais uma vez fazer o serviço sujo. Vergonhoso, Arthur Lira (presidente da Câmara)”, escreveu Gleisi.
Ainda na rede social, a deputada fez outra publicação afirmando que Bolsonaro está promovendo uma “verdadeira volta ao passado no país”, com a piora de indicadores na fome, pobreza, evasão escolar, desmatamento e inflação.
“Passagem de Bolsonaro na Presidência é comparada ao impacto de uma guerra. O PIB de hoje equivale ao de 2013, a produção de automóveis e eletrodomésticos é a mesma de 18 anos atrás. Só em 2029 vamos voltar ao maior valor real do PIB per capita, de R$ 44 mil, atingido há 9 anos”, acrescentou.
“São 33 milhões passando fome, mesmo número de 1992. […] Evasão escolar nas crianças de até 9 anos voltou ao que era em 2012. Na esteira do atraso promovido por Bolsonaro, saímos de uma área desmatada de 4.571 km², em 2012, para 13.235 km² em 2021. Resultado do que esse governo mais faz, corta o orçamento, reduz pessoal, afrouxa fiscalização, tira regras de proteção, legaliza o ilegal”, concluiu a deputada.