O governo do Estado da Bahia, em uma de suas muitas ações em concordância com as orientações do ministério da saúde, para evitar aglomerações por conta da pandemia da covid-19, suspendeu o funcionamento do sistema ferry boat no feriado da semana santa. Porém a população, se aglomerou hoje na tentativa de conseguir chegar até o outro lado.
Passageiros do sistema ferry boat formaram uma grande fila para comprar passagem no Terminal São Joaquim, em Salvador, entre a manhã e o início da tarde desta quarta-feira (8). Como resultado, havia uma grande concentração de pessoas. Muitas delas sem máscara de proteção, acessório recomendado para prevenção a Covid-19.
Quem precisar fazer a travessia tem até esta quarta para usar o transporte. Depois, o serviço só volta a funcionar na segunda-feira (12). Esquema vale também para lanchas de travessia entre Salvador e Vera Cruz.
Por causa disso, muita gente formou filas sem qualquer distanciamento uma das outras. Salvador é a cidade da Bahia com maior número de casos da doença, com 268 pessoas infectadas. No estado, o número de pacientes com Covid-19 passa de 490, com 15 mortes.
Salvo em casos de quem realmente precisa fazer a travessia, como foi o caso de uma passageira que relatou ter chegado às 7:30h da manhã e até o meio dia ainda não tinha conseguido comprar a passagem para voltar para casa. Tem pessoas que moram na Ilha de Itaparica e trabalham na capital ou vice-versa. Nesses casos é compreensível o deslocamento, mas a recomendação do pessoal da saúde é que ficar em casa ainda é a melhor solução para evitar a propagação tão rápida da doença. Característica pela qual a pandemia se instalou no mundo e o sistema de saúde pode não suportar a quantidade de pessoas doentes ao mesmo tempo precisando de atendimento.
Manuela Laborda
Fonte: g1.com