Já dizia Cesar Madureira, grande teórico da área de gestão: “Inexiste maior exemplo, que a prática diária daquilo que é recomendado” . Hoje Lauro de Freitas, comemora mais uma ano de vida de seu mais notório Secretário de Administração: Ailton Florêncio.
Vivemos hoje uma lastimável conjuntura nacional, com o governo federal ‘vendendo a geladeira’ para pagar a conta de luz (me refiro a venda de ativos da União para maquiar o déficit público) . Nesse contexto de desconstrução o governo federal toma como vilão o servidor público, atacando institutos criados para proteger o cidadão (como a Estabilidade que garante que o servidor público cumpra a Lei, e não os interesses políticos do momento).
Dicotomicamente sempre me alinhei as correntes como de Regina Pacheco (FGV) que com dados consistentes demonstram que o que falta para que o servidor efetivo renda ainda mais, são líderes comprometidos e métricas de avaliação de desempenho e bonificação. O desempenho do servidor público Brasileiro é até maior que a média do serviço público na américa latina.
Pareço estar fugindo do tema, mas em verdade é justamente isso que Ailton Florêncio tem como maior qualidade: o exemplo e irretocável busca pelo serviço público de excelência. Nesses 8(anos) , desde que prestei esse concurso, nunca vi um secretário (data vênia as contribuições que todos e todas tiveram na história do município) trabalharem tanto, se esforçarem tanto, e sofrerem tanto, para promoverem o melhor ao seu povo. Inexiste outra agenda do secretário que não seja a busca por maximizar os resultados da gestão da prefeita e oferecer um exemplo diário que sim.
Homenagear Ailton é homenagear o futuro da gestão pública, é valorizar aqueles que não agem por desempenho individual, que se despiram da mesquinharia da politicagem de nicho. É valorizar o serviço público de alto desempenho que tanto sonhamos, que dá sinais de que pode existir sim.
Com tantas qualidades, era esperado que o secretário de administração fosse alguém que usasse dessa imagem para promoção pessoal. Surpreende a enorme resiliência e capacidade de fazer o que precisa ser feito, sem visar a autopromoção. Em uma geração fissurada por “stories” e postagens em redes sociais, surpreende-nos a discrição do secretário, trabalhando de manhã, tarde e à noite. Muitas vezes é o primeiro a chegar, e um dos últimos a sair no expediente regular. Tudo de uma forma tão discreta, institucional, e moral como bem regem os bons princípios da administração pública.
Conversar com Ailton 5(cinco) minutos, é rememorar a certeza que existe esperança em um futuro em que possamos fazer ainda mais e melhor, é saber que existe sim, a possibilidade de conciliar o campo progressista com as modernas exigências da gestão da qualidade. Comemorar Ailton é comemorar também a prefeita Moema, é comemorar um ser humano que atende a todos e todas, que dispensa oficialismos, luxos e regalias dos carros oficias. Um homem que come a comida que nossa gente come, e pisa no chão que a nossa gente pisa.
Por fim, não menos importante, desejo novamente parabéns a esse homem de grande valor. Que prossiga auxiliando Lauro de Freitas, a prefeita, e as forças progressistas a fazerem mais e melhor. Obrigado por ser esse exemplo a ser seguido. Parabéns!!!
Por: Marcelo Costa