Em uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto, Paulo Guedes deu uma declaração explicando que os gastos nesses próximos três meses com o combate o coronavirus já é maior que toda a programação anual dos ministérios. O ministro também afirmou que os programas anunciados pelo governo para combater a crise do coronavírus podem chegar a R$ 1 trilhão.
Na mesma coletiva, o secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues, disse que o déficit estimado nas contas públicas pode chegar a 6% do Produto Interno Bruto neste ano, com novas medidas que deverão ser anunciadas para o enfrentamento da Covid-19. “Esse valor [de déficit primário] é sim o maior valor da série histórica. Ele é plenamente justificável dada a ação do governo nessa crise, que requer ação e celeridade nelas”, afirmou.
O percentual do PIB brasileiro empregado nas medidas contra a Covid-19 está abaixo do que já foi anunciado por outros países. A Espanha, por exemplo, já anunciou medidas que alcançam 17% do PIB. O Reino Unido já ultrapassou esse percentual de 17% do PIB. Nos Estados Unidos, as medidas contra o coronavírus devem chegar a 11,3%. Os dados são da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Manuela Laborda
Fonte: G1.com