Não há limites para o saber, o meu saber é que é limitado! (Irundi Andrade).
“Só sei que nada sei” (Sócrates).
Na última segunda feira, dia 23/07/2018, num encontro proposto e organizado pelo ex-Vereador e atual Secretário Municipal de Governo Lula Maciel; Professores, técnicos, educadores, parlamentares e gestores reuniram-se para discutirem sobre Educação no âmbito nacional e seu recorte local, isto é, pelo viés municipal.
O secretário municipal de Educação, fundador e ex- reitor da UFRB que também dirigiu a Secadi/Mec no governo Dilma, Prof. Paulo Gabriel S. Nacif , contextualizou os desafios de sua gestão frente a pasta. Informou índices nacionais de aprovação, comparativos dos governos Lula e Dima com os de seus antecessores, como por exemplo, o avanço de 35% para 53% da formação na educação básica dos jovens brasileiros destacando que, apesar do avanço, é apenas um pouco mais da metade dos jovens em idade escolar que concluem a formação básica (do 1º ao 9º ano). Falou da perspectiva de uma cidade educadora, na qual, os espaços físicos disponíveis (a exemplo de locais destinados a cultos religiosos, dentre outros) e não apenas as unidades públicas, sejam espaços escolares sem que necessariamente sejam espaços de escolarização. Destacou também a qualidade na formação dos professores da rede municipal, comparando-os com professores das melhores escolas particulares do Estado. Disse que não seria secretário municipal de educação em nenhuma outra cidade do Estado, sendo Lauro de Freitas a exceção, devido ao perfil e determinação da prefeita Moema Gramacho em aprimorar a Educação Municipal! Missão para qual fui comissionado pela prefeita Moema Gramacho.
O Deputado estadual Rosemberg (PT) discorreu sobre a política estadual de Educação, disse que escola integral não é necessariamente a que mantém o aluno em suas dependências os dois turnos mais também aquela que integra o processo de formação ao ambiente externo aos prédios escolares. Que é necessário criar as condições físicas, estruturais e logísticas necessárias, confortáveis aos professores e seus educandos mas que tudo isso, por si só, é insuficiente para uma Educação exitosa, porque, educação tem haver com alma! de modos que ser professor não pode ser a profissão que “lhe restou” mas sim aquela que é fruto de uma escolha, de uma vocação!
O deputado federal (licenciado) Nelson Pelegrino (PT) apresentou o recorte nacional da atual política educacional comparativamente a praticada nos governos Lula e Dilma, falou da ampliação de Universidades federais no País (principalmente na Bahia), dos programas de acesso às universidades como Prouni e Fies, destacando sua ida a Harvard para conhecer modelos educacionais exitosos e sua aplicabilidade em solos brasileiros.
A prefeita Moema Gramacho, como não poderia deixar de ser, se fez presente na discussão reafirmou seu compromisso com a Educação pontuando que selecionou nada mais, nada menos que o Maguinífico Reitor da UFRB para conduzir a pasta em seu governo! Fez leitura do cenário nacional, suas implicações no âmbito municipal, os desafios da gestão como um todo mais principalmente na área educacional e suas expectativas no fazer educacional de seu governo.
As falas dos professores e demais trabalhadores em educação presentes no evento apontaram para a complexa mas gratificante função de ensinar, os desafios diários do fazer educacional e da necessidade em termos representantes no legislativo e no executivo comprometidos com tão relevante tema da vida nacional. Foi um momento singular de discussão e projeção de uma política de Educação que seja de fato pública, gratuita, de qualidade e emancipatória. Capaz de formar cidadãos críticos e protagonistas de sua própria história existencial.
O Secretário de Governo Lula Maciel, moderador da mesa e poropositor do debate, finalizou o encontro argumentando que a Educação tem papel fundante na construção de uma sociedade. Ela deve cumprir o papel de formar cidadãos com capacidades criticas, libertárias, emancipatórias! E que por estas e tantas outras nuances, é um tema para constante apreciação.
Como educador e militante da EDUCAÇÃO, presente no evento, considerando a magnitude do mesmo, ecrevi o presente texto como uma tentativa de extratificar as falas e o sentimento deste relevante encontro, para assim, de alguma forma, aproximar vc caro leitor, desta cotidiana busca na exelência da oferta dos serviços públicos de Educação.
EDUCAÇÃO É TUDO!
Irundi Andrade.
Conselheiro Municipal de Educação.