No entanto, os serviços de cuidador profissional se tornaram uma solução necessária para garantir maior qualidade de vida de um ente com idade avançada, permitindo que haja experiências mais significativas entre todos os familiares.
Angelina Oliveira, enfermeira da Ammo Enfermagem, explica que para muitas famílias, a contratação de um cuidador profissional é uma opção valiosa. “Esses profissionais treinados não apenas oferecem assistência prática, como auxílio nas atividades diárias e administração de medicamentos, mas também proporcionam um espaço onde os familiares podem se concentrar em estabelecer conexões emocionais mais profundas com os idosos”, defende.
Estudos divulgados na Research, Society and Development confirmam o que muitos especialistas já afirmavam: muitos cuidadores familiares experimentam efeitos psicológicos negativos. Em uma pesquisa divulgada na mesma publicação científica, comprovou que 39% dos cuidadores familiares apresentaram sintomas depressivos, seja pelo fato de cuidar sozinho ou da crença de não ofertar os cuidados que consideram necessários.
Os cuidadores profissionais possuem habilidades específicas para lidar com desafios de saúde mental e emocional que os idosos podem enfrentar ao longo dos anos, como a demência ou o mal de Alzheimer. Isso permite que os familiares se concentrem em momentos de carinho e interação, promovendo um ambiente mais enriquecedor para ambos.
O relacionamento entre cuidadores profissionais e idosos muitas vezes se torna uma fonte de apoio emocional valioso para os entes queridos, à medida que compartilham experiências e histórias de vida. “Esse suporte profissional não apenas beneficia os idosos, mas também os familiares, que podem desfrutar de um tempo de qualidade com seus entes queridos, criando memórias significativas que perdurarão para sempre”, ressalta Angelina Oliveira, enfermeira que atua com atendimento especializado na Ammo Enfermagem.
À medida que os brasileiros alcançam uma maior longevidade, a conscientização sobre os benefícios de cuidadores profissionais também cresce, ou seja, mais famílias optam por um cuidador para tornar a jornada do envelhecimento mais gratificante. O suporte de um profissional qualificado permite que os familiares construam relacionamentos mais saudáveis e menos estressantes com seus entes idosos, tornando a fase do cuidado uma experiência mais positiva para todos os envolvidos.
Por: Helder Azevedo
Foto: Freepik