Por Altamiro Borges
Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (27) aponta empate técnico em Belo Horizonte. O candidato Alexandre Kalil, do nanico PHS, lidera com 39% das intenções de voto contra João Leite, do milionário PSDB, que surge com 36%. Os eleitores que afirmam que não votarão em ninguém são 20%, mas no cenário de negação da política os votos nulos e brancos – e as abstenções – poderão superar os 30%.
A disputa na capital mineira é apertada e deve causar uma baita angústia no cambaleante Aécio Neves. No primeiro turno, o seu pupilo obteve 33,4% dos votos válidos e o azarão Alexandre Kalil surpreendeu com 26,56%. Agora, o cenário se inverteu. Caso o tucano João Leite seja derrotado, o presidente nacional do PSDB será internado para tratamento de overdose.
Como registra a revista Época, da mafiosa famiglia Marinho, este seria o terceiro grande baque consecutivo do cambaleante em seu Estado. “A virada que o candidato tucano João Leite tomou de Alexandre Kalil nas pesquisas eleitorais em Belo Horizonte se tornou um pesadelo para o senador Aécio Neves. A perspectiva de nova derrota em Minas Gerais o assombra. Relembrando: Aécio perdeu para Dilma em 2014 e não elegeu o governador – o escolhido foi o petista Fernando Pimentel. O fracasso abalaria as suas pretensões de ser o candidato do PSDB à Presidência em 2018”, registra o fofoqueiro Murilo Ramos.
Geraldo Alckmin, o governador de São Paulo, deve estar na torcida pela derrota do seu “amigo” no ninho tucano.