O vereador e Ouvidor-geral da Câmara Municipal de Salvador (CMS), Augusto Vasconcelos (PCdoB) solicitou esclarecimentos à TRANSALVADOR e à Superintendência de Obras Públicas do município (SUCOP) acerca da requalificação realizada pela Prefeitura na Av. Afrânio Peixoto, mais conhecida como Avenida Suburbana, em Salvador.
Após uma série de denúncias recebidas pela Ouvidoria, provenientes dos moradores do Subúrbio Ferroviário de Salvador, levantou-se uma preocupação crescente com a integridade do ecossistema local. Relatos indicam que árvores estão sendo concretadas, resultando na eliminação de áreas permeáveis cruciais para o ambiente. Esta prática, se não revista, pode resultar na morte dessas árvores, afetando significativamente a biodiversidade local.
Os moradores afirmam que muitas dessas árvores foram inicialmente plantadas pela comunidade, representando um vínculo valioso com o ambiente natural da região. No entanto, com a imposição das obras de requalificação, essas árvores foram concretadas ou destruídas, sem que a prefeitura tomasse medidas para replantá-las ou compensar a perda ambiental.
Em ofício enviado à TRANSALVADOR e à Superintendência de Obras Públicas do município (SUCOP), Augusto pediu uma investigação minuciosa e urgente sobre o assunto. “Que a situação seja analisada com atenção e celeridade e que sejam prestados esclarecimentos acerca da preservação da vegetação impactada com a obra mencionada”, declarou o Ouvidor em trecho do documento.