Auditores fiscais entregarão aos presidenciáveis um documento com sugestão de propostas para melhorar o sistema tributário brasileiro
O presidente do Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia (IAF), Marcos Carneiro, defendeu que a população deve cobrar dos candidatos à Presidência da República propostas para melhorar o sistema tributário brasileiro. “Precisamos mudar a lógica tributária do país e o momento é esse. Estamos em um ano eleitoral e os candidatos precisam apresentar propostas efetivas sobre esse assunto”, disse.
De acordo com Carneiro, o passo inicial é alterar a legislação de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), com o objetivo de torná-la mais clara e objetiva. “Você tem que educar o cidadão sobre o pagamento de imposto e para isso é necessário que a legislação seja muito simples e uniforme no país. Nós temos hoje 27 legislações de ICMS e quase 6 mil legislações municipais. É impossível o contribuinte compreender tudo isso”, defendeu.
Com o objetivo de incentivar políticos sobre a discussão do assunto, antes das eleições, os auditores fiscais entregarão aos presidenciáveis um documento com sugestão de propostas para garantir um sistema tributário mais justo para os brasileiros.
O documento será confeccionado após a realização do 6º Congresso Luso-Brasileiro, que ocorrerá no período de 12 a 15 de junho. O evento tem como objetivo debater questões fiscais sob a perspectiva da democracia e do desenvolvimento.
Anfitrião do evento, o IAF aposta em uma lista de sugestão proveitosa. “O Congresso Luso-Brasileiro reúne auditores fiscais de todo o Brasil e Portugal. No final do evento faremos uma lista de propostas e entregaremos para todos os candidatos com a intenção de termos um Brasil melhor e um sistema tributário efetivamente justo e solidário”, garantiu.