A manchete deste post poderia ser: 100 Policiais mortos no Rio, mas a verdade é que somadas as mortes de Policiais no Brasil, o número é assustador e bem superior a 100…
Muitos podem me indagar: e daí, Lau ? O quê isso tem a ver com a nossa realidade ? Penso e logo respondo: essa ainda é uma realidade distante do nosso município e do nosso Estado, mas não custa nada refletir sobre tal situação…
O problema da segurança pública no Estado do Rio de Janeiro começou lá atrás com o Governo Brizola, agravou-se numa progressão geométrica nos Governos Moreira Franco, Marcello Alencar, Garotinho, Rosinha e faliu de fato e de vez com Cabral e Pezão.
Mas não foi no Governo Cabral que implantou-se as UPP’s ? Sim…mas ao invés de objetivar a segurança, as UPP’s tornaram-se um golpe de marketing, apesar do melhor Secretário de Segurança Pública deste País: Beltrame.
Lau, qual é a saída então? Eu diria educação e investimentos no social. Mas…como se alunos têm que deixar as escolas por culpa de tiroteios e balas perdidas nas comunidades cariocas ?
Ser oportunista e radical como o desequilibrado do Bolsonaro e gritar “bandido bom é bandido morto” é fácil, todavia acredito na Polícia e numa união desta com a Sociedade de bem, pois tenho uma máxima na minha caminhada: Quem não gosta de Polícia é bandido.
Vida que segue…