21 de abril de 2025
Chicago 12, Melborne City, USA
Diversas Lauro de Freitas Moema Gramacho

Operadores do transporte público de Lauro de Freitas criam Comissão com as diversas categorias para tratar sobre o transporte clandestino na cidade.

Na tarde desta quarta-feira (dia 04) em reunião na sede da ATAC na Itinga em Lauro de Freitas, as cooperativas de transporte coletivo que atuam dentro da cidade TRANSLAUF, COOPELOTAÇÃO e COTALFCA a cooperativa de táxi LITORAL TÁXI e a cooperativa de mototaxistas COOPMLAUF, decidiram criar a Comissão Local dos Operadores de Transporte Público de Lauro de Freitas/Bahia, para colocar em debate assuntos de interesse dos participantes, compartilhar experiências e tentar resolver os problemas do transporte assim como cobrar da Excelentíssima Prefeita Moema Gramacho providências na fiscalização do transporte irregular dentro do município.

Pauta.

Dentre as pautas discutidas, a questão que dominou todo o debate entre as cinco entidades foi o transporte realizado pelos ligeirinhos.

O presidente da TRANSLAUF Altamirando Junior reconheceu as críticas recebidas sobre a operação dos associados da cooperativa, mas afirma que o maior impeditivo para qualquer investimento em modernização da frota, melhoria na fiscalização e treinamento dos operadores é a concorrência do transporte clandestino o qual limita a receita e leva em falência o operador regular, este permissionário do município, o qual paga seus impostos.

“O maior impeditivo para a melhora de qualquer serviço, em especial um serviço com equipamento (micro-ônibus) e manutenção extremamente cara como é o transporte coletivo de passageiros é a falta de investimento”;

“Essa falta de investimento é consequência direta do declínio acentuado da receita do permissionário após o crescimento sem controle dos ligeirinhos”;

“Importante lembrar tanto a administração do município como a população que o Ligeirinho não transporta o idoso, o deficiente, o obeso, a gestante, o estudante e nem o funcionário da prefeitura, transportando apenas aqueles que pagam”;

“Para se ter uma noção, em estudo feito e apresentado em 2016 para a gestão de Márcio Paiva, somente os associados da TRANSLAUF tiveram uma fuga de receita com o transporte dos passes de gratuidade do idoso, do deficiente e acompanhante, dos agentes públicos do município, e de meia-passagem dos estudantes o montante de R$ 3.326.400,00 em seus 12 (doze) meses antecedentes, sem qualquer contrapartida do município”;

“A atuação do Ligeirinho criou um impacto econômico dentro do município inviabilizando investimento”;

“Parte da população que acha uma boa ideia esse tipo de transporte não consegue perceber que o mesmo é um câncer para a mobilidade da cidade, um perigo para a segurança já que não fazem vistoria ou possuem qualquer responsabilidade por não ser um transporte legal e regular, e é o principal percalço para o investimento do transporte coletivo de passageiros em razão da fuga de receita que representa”.

Ofício.

Após a criação da comissão foi confeccionado ofício encaminhado a Prefeita Moema Gramacho solicitando o agendamento de reunião com o intuito de discutir e estabelecer providências urgentes na fiscalização para coibir o transporte clandestino na cidade.

O presidente da TRANSLAUF Altamirando Junior finaliza:

“A TRANSLAUF está passando por uma completa restruturação para melhorar de forma eficiente a qualidade do serviço de transporte a população, e por isso o principal objetivo da criação da comissão é o restabelecimento da viabilidade econômico-financeira a qual devolverá ao sistema de transporte público que atua na cidade a subsistência assim como a capacidade de investimento dos permissionários para a modernização da frota e melhoria do transporte”.

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