Nesta sexta-feira (7), por volta das 8h, policiais militares da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA), durante operação conjunta de fiscalização com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), apreenderam 40 quilos de pescados (lagosta, camarão e guaiamuns), em Itapuã.
O objetivo da Operação foi verificar locais que estivessem comercializando pescados no período do Defeso (medida que visa proteger os organismos aquáticos durante as fases mais críticas de seus ciclos de vida, como a época de sua reprodução ou ainda de seu maior crescimento).
A partir de abril de 2017 a venda do guaimum foi proibida em todo o território brasileiro através das Portarias 445/2014 e 395/2016 do Ministério do Meio Ambiente. No Brasil, tal crustáceo está ameaçado de extinção em várias partes de seu território, sobretudo devido à caça predatória e à destruição do seu habitat.
Segundo a PM, os guaiamuns, que ainda estavam vivos no momento da apreensão, foram devolvidos à natureza, na região do Rio Joanes, em Lauro de Freitas. Já os outros pescados foram doados a uma instituição de caridade.
Fonte: Secom SSP/BA e G1 Ba