A Comissão Nacional de Saúde da China comunicou nesta segunda-feira (11/1) que receberá uma missão da Organização Mundial da Saúde (OMS) encarregada de investigar a origem da Covid-19. Especialistas vão chegar ao país na quinta-feira (14/1) para conduzir a apuração.
A missão ocorre um ano após a China anunciar a primeira morte causada por um vírus misterioso registrado dois dias antes na província de Wuhan. Todos os primeiros diagnósticos foram relacionados, inicialmente, a um mercado que vendia animais selvagens mortos para o consumo humano.
Cientistas ainda não conseguiram confirmar se o novo coronavírus foi transmitido de um animal para o homem nesse estabelecimento ou se o patógeno já circulava antes a partir de outra origem. A Comissão não especifica os locais para onde os especialistas irão viajar.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, chegou a afirmar estar “muito decepcionado” com os obstáculos encontrados em Pequim para a missão, embora as autoridades chinesas negam que estivessem impedindo.