A obrigatória instalação de telas acrílicas nos caixas destabelecimento comerciais e afins, durante o período de pandemia da COVID-19, é uma exigência prevista no Projeto de Lei apresentado pela deputada Olivia Santana, à Assembleia Legislativa da Bahia. Para a parlamentar, com o agravamento da pandemia no Brasil em ritmo acelerado, a disponibilidade e a obrigatoriedade do uso de máscaras e da higienização das mãos com álcool em gel, por parte dos funcionários(as) e clientes, são medidas acertadas, porém insuficientes.
“Desde que cumpram os protocolos sanitários de prevenção à propagação do Coronavírus, estabelecimentos comerciais como farmácias, açougues, bancos, supermercados e afins, considerados essenciais, estão autorizados a funcionar. Mas o risco de contaminação no momento do pagamento e retirada dos produtos continuam altos e é preciso adotar medidas mais rígidas de segurança”, destaca.
Segundo Olívia alguns estabelecimentos já adotaram as referidas providências, porém, um número muito maior deixa de colocar em prática uma medida tão importante, “justamente pela falta de obrigação”, finaliza.