A deputada estadual e pré-candidata a prefeita de Salvador, Olívia Santana encaminhou ao governador da Bahia, Rui Costa, e ao prefeito de Santo Amaro, indicações que homenageiam o professor, poeta, compositor, letrista e ex-secretário de Cultura do Estado da Bahia, Jorge Portugal.
Na Educação, a parlamentar indicou ao governador e ao prefeito santamarense, a criação ou designação de uma escola estadual e uma municipal ou equipamento educacional, com o nome do professor.
Já na cultura, Olivia apresentou um projeto de lei ao governo da Bahia solicitando batizar a Concha Acústica do Teatro Castro Alves com o Nome de Jorge Portugal, e um indicativo propondo a criação de um centro cultural no subúrbio de Salvador, para a realização de oficinas e cursos, e a criação de uma plataforma digital, para a divulgação e acesso universalizado aos conteúdos.
“Neste 04 de agosto, o povo da Bahia chora a morte do mestre, professor, poeta, músico, escritor, militante político, Jorge Portugal e sua luta por uma educação de qualidade, contra o racismo, contra a desigualdade social e pela construção de uma sociedade amorosa e fraterna, merece ser referenciada e eternizada”, lembrou Olivia.
A parlamentar ressaltou também o simbolismo da Concha Acústica do Teatro Castro Alves, para a cena cultural e educacional da Bahia, e que foi na gestão de Jorge Portugal que a Concha recebeu sua última reforma. “Nada mais justo que receba o nome de um dos seus maiores incentivadores, verdadeiro mecenas da cultura popular da Bahia, Jorge Portugal!”, finaliza.
Ascom Olivia Santana