Representantes das secretarias municipais de saúde dos municípios que serão atendidos pela Policlínica Regional de Simões Filho participaram, nesta segunda-feira (26), de oficina realizada pela Secretaria Estadual de Saúde (SESAB). As oficinas tem o objetivo de orientar os profissionais da atenção básica quanto aos procedimentos que serão necessários para o encaminhamento de pacientes para a policlínica, que será inaugurada em breve. Além de Simões Filho, o equipamento atenderá aos municípios de Lauro de Freitas, Camaçari, Dias D’ávila, Conde e Mata de São João.
Presente ao evento, a prefeita Moema Gramacho, presidente do Consórcio Metro Recôncavo Norte, responsável pela administração da policlínica, deu as boas vindas aos participantes e ressaltou a importância dos profissionais para a efetiva transformação dos serviços de saúde oferecidos à população.
“Estamos muito felizes em poder contar com o trabalho de vocês em nossos municípios. É através da atenção básica que a saúde chega aos municípios, as casas, aos bairros, transformando e melhorando efetivamente a vida das pessoas. O governador Rui Costa é sensível a esta questão, por isso está implantando as policlínicas, equipamentos que têm ampliado consideravelmente o acesso da população a exames e consultas com especialistas”.
O evento contou também com a participação do diretor de Atenção Básica do Estado, José Cristiano Soster, responsável pela organização das oficinas, a diretora do consórcio, Jussara Dantas, e o diretor executivo da policlínica, Fernando Faila.
Veja como vai funcionar a Policlínica
A Policlínica vai realizar consultas e exames de média complexidade para cerca de 800 mil pacientes das cidades consorciadas. No local, os pacientes realizarão exames como mamografia, ressonância magnética e cintilografia óssea, entre outros, e contarão com atendimentos em várias especialidades como ginecologia, cardiologia, angiologia, ortopedia, endocrinologia, neurologia, oftalmologia, e outros.
Não serão atendidas urgências e emergências. Todo atendimento será feito via agendamento pelas Secretarias da Saúde dos municípios que fazem parte do Consórcio. Primeiro o paciente passa por uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município. Uma vez identificada a necessidade de consulta com especialista ou exames e procedimentos de média complexidade, como biópsia e pequenas cirurgias, será agendado seu atendimento na policlínica.
Os pacientes de Lauro de Freitas contarão com dois micro-ônibus especiais para deslocamento até a até Simões Filho. Os veículos também estarão disponíveis para trazê-los de volta a Lauro.
Jornalista Rodrigo Castro
Foto Edgard Copque
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
26/08/2019
71 3288 8371