Muitas vezes quando as ruas não dão as respostas que esperamos, entram em cena os sábios (as), que do alto do Monte Olimpo, refrescado por arcondicionados, decidem a vida e a morte da esquerda. Em artigos tão derrotistas que fariam o maior dos revolucionários levar flores ao banquete dos inimigos.
É fácil apontar o canhão para o Partido dos Trabalhadores que existe há 40 anos, num país que é vítima colonizadora por 500 anos. Difícil e inédito seria conseguir escreverem uma frase sem mencionar o PT. Estão cheios de verdades, mas não conseguem organizar o grêmio estudantil. Sobra para o PT levar a culpa de todas as revoluções abortadas que as lutadoras e lutadores brasileiros não conseguiram triunfar.
Tem mais, requentaram o discurso. O alvo agora é o Nordeste. São sedentos em apontar o dedo e fazer comparações caluniosas dos governos Nordestinos ao Bolsonaro.
Não queremos governar sem oposição crítica, não estamos dizendo que não erramos. Mas são raros os textos favoráveis as coisas boas que a esquerda do Nordeste consegue. Existe uma miopia em parte da esquerda brasileira. Alguns presos ao passado que são incapazes de enxergar algo positivo nos governos Nordestinos. E tem os que se acham o próprio Lenin, nos atacam de Bolsonaristas, enquanto guardam a fórmula da revolução na algibeira. Faça-me o favor.
Governamos Estados em crise política e econômica, numa conjuntura golpista. Sofremos embargos financeiros do Governo Federal e perseguições de toda natureza. Mesmo diante de tanta dificuldade, temos conseguido vitórias significativas para os Nordestinos, a exemplo do Consórcio Nordeste. O poderoso Sudeste tem algo parecido? Não, lá surgiram anomalias como Doria, Witzel e Zema.
É incrível o silêncio da dita esquerda puro sangue em relação aos feitos dos Estados Nordestinos. Convido muitos que se acomodaram em suas cadeiras macias a visitarem a Bahia e conhecerem o trabalho feito junto os agricultores familiares. Convido-os a visitar diretórios do PT no interior do Estado, formados pelo povo e dirigidos pelo povo que concorrerão às eleições de 2020.
Fico pasmo com a facilidade que agridem o companheiro Rui, mas são incapazes de escreverem uma linha quando o Governador defende a taxação das grandes fortunas. Não existe a mínima boa vontade de dizer que na maior crise dos últimos tempos, somos o estado que mais investe, atrás apenas de São Paulo.
Na Bahia já são 7 hospitais e 16 policlínicas regionais. Construímos 80 mil moradias. Investimos 1.5 bilhão na Agricultura Familiar. Temos obras de infraestrutura: Avenida 29 de Março, Linha Azul, Aeroporto de Vitória da Conquista, em breve, Ponte Salvador-Itaparica, VLT; recuperação de estradas. Até o final de 2022 serão 60 novas escolas modelos. Batemos o recorde de encostas e de investimentos em segurança.
O companheiro Rui Costa é o governo mais bem avaliado do país porque o povo reconhece os esforços dos governos petistas nesta conjuntura tão difícil.
Não queremos alimentar o clima de ódio entre a esquerda, nosso inimigo é outro, muito maior. Fica a reflexão de que se atacar os governadores e a esquerda Nordestina é a solução. O Nordeste segue unido em defesa da classe trabalhadora e na resistência ao Fascismo!
Josias Gomes – Deputado Federal (licenciado) do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!