O Carnavilas Chamou, Eu Vou!!
Carnavilas 2020 – Quando uma charanga de 50 músicos consegue arrastar uma multidão de foliões, surge o perscrutar: Sem trio elétrico, se balança o chão da praça? Há 10 anos é assim!! É sem o nosso mais precioso símbolo carnavalesco como altar principal, que o Carnavilas mais uma vez, bombou! Explosão de folia e alegria!
Para não bastar, algumas inovações, reoxigenaram o bloco. Além do já conhecido trenzinho infantil, uma super homenagem, mais que merecida, foi feita ao professor, escritor e historiador Gildásio Freitas. Um boneco gigante, de 3 metros, caricaturando a sua fisionomia, surpreendeu a todos como se não fosse o óbvio. O mamulengo se tornou referência no circuito. Selfies, ponto de encontro, brincadeiras com crianças e centenas de flashes deram interatividade ao festejo.
Conjuntamente ao kit “carnamuseográfico”, circulou também um panfleto, sobre a vida do historiador, e no intento, foi lançado mais um cordel do selo Arcas de Ipitanga, intitulado “Vilas do Atlântico; 40 anos”.
Me diga me?! Quer mais? Brincantes circenses do Polo de Atores, capitaneados por Cláudia Pituba e Tobé Velloso, se juntaram ao bonecão, adaptando o arrastão cultural num picadeiro artístico. Malabares, contorcionismo e brincos de palhaçaria de Pimpolho, animaram o cortejo.
O grupo de capoeira dos Mestres Gerson e Régis, deu a tônica da tradicionalidade. Jau, fechou a programação no Armazém. Outro ponto positivo foi o aumento na participação de turistas, que prestigiaram a folia, segundo a Superintendência de Turismo.
Congratulações a Naldinho, produtor e idealizador, a Gildásio, o Apoio da SECULT, CMPC e a todos que participaram do evento!!
Por Cunha Neto