Pandemias não respeitam nacionalidade, status social ou algo do gênero. As doenças letais chegam e matam. Muitas vezes números superiores às vítimas de guerra.
Durante praticamente todas as civilizações, a humanidade foi atacada por pandemias. Apesar das perdas irreparáveis, sobrevivemos. E se estamos aqui hoje é porque chefes de Estados, cientistas e todas as civilizações lutaram com todas as armas que tinham.
Diante do COVID-19, líderes do mundo inteiro encaram os fatos com a gravidade que o momento exige.
E tomam as medidas cabíveis para nos livrar do massacre. Veja os depoimentos de diversos chefes de estado, como eles pensam. E tirem suas conclusões. O mundo está em guerra. Bolsonaro pensa em si e nos seus asseclas.
- “Evitem reuniões de grupos com mais de 10 pessoas, evitem viagens dispensáveis, evitem comer e beber em bares, restaurantes e praças públicas de alimentação. Se todos fizerem essas mudanças ou essas críticas mudanças e sacrifícios agora, nos reuniremos como nação e evitaremos o vírus”. Donald Trump (EUA)
- “A mais grave crise sanitária que a França já conheceu em um século”. Emmanuel Macron (França)
- “Somos a Argentina. Um país unido em que cada um deve comprometer-se com os demais e todos com cada um, começando pelo Estado.” Alberto Fernández (Argentina)
- “A partir da noite de hoje, eu devo dar ao povo britânico uma instrução muito simples: você precisa ficar em casa. É uma ação crítica que nós precisamos tomar para impedir que a doença [covid-19] se espalhe pelas nossas casas”. Boris Johnson (Reino Unido)
- “Vocês usam máscaras, então não posso ver seus rostos. Mas no meu coração vocês são as pessoas mais adoráveis.” Xi Jinping (China)
- “Essa não é uma batalha solitária do Japão. O mundo todo está confrontando o coronavírus, nosso inimigo comum.” Shinzo Abe (Japão)
- “Isto é sério, Vamos levar a sério. Estou absolutamente certa de que sairemos desta crise, mas quão alto será esse sacrifício? Quantos entes queridos vamos perder? Em grande medida, temos as respostas em nossas próprias mãos – todos nós podemos agora agir de forma decisiva e juntos. Podemos aceitar as restrições atuais e permanecer juntos e apoiar um ao outro.” Angela Merkel (Alemanha)
- “Obviamente temos no momento uma crise, uma pequena crise. No meu entender, muito mais fantasia, a questão do coronavírus, que não é isso tudo que a grande mídia propala ou propaga pelo mundo todo”.
Ou até mesmo: “No meu caso particular, pelo meu histórico de atleta, caso fosse contaminado pelo vírus, não precisaria me preocupar, nada sentiria ou seria, quando muito, acometido de uma gripezinha ou resfriadinho, como bem disse aquele conhecido médico daquela conhecida televisão”. (Jair Bolsonaro, presidente do Brasil)
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).