Ontem, dia 07 de abril de 2021, participei de mais uma Sessão da Câmara de Vereadoras e Vereadores de Lauro de Freitas, sempre com compromisso e responsabilidade ao mandato que a mim foi confiado. Após minhas intervenções e ao encerrar a participação na referida sessão tive um incidente com as funções do celular que estava com a câmera ligada sem que eu desse ciência e isso ocasionou a exposição de várias imagens, incluindo do meu corpo num momento em que estava despreparada.
Ao perceber o que estava acontecendo o Núcleo de Tecnologia da Câmara me sinalizou e, não obtendo resposta imediata, interrompeu a gravação da sessão. Em seguida a Presidente da Casa, junto aos Vereadores e Vereadoras, analisaram o ocorrido e a maioria decidiu em não deixar vazar quaisquer imagens relacionadas ao incidente.
Recentemente estamos participando de videochamadas que são muito úteis porém nos trazem desafios como este, agravados pela incorporação das tecnologias à nossa rotina de trabalho e, infelizmente, todas e todos nós estamos sujeitos a esse tipo de situação.
Ocorre que as imagens do vídeo, com enfoque no meu corpo, foram capturadas e divulgadas minutos após do ocorrido e veiculadas em sites sensacionalistas. A partir desta situação de exposição venho sendo hostilizada, humilhada e execrada com posicionamentos machistas e misóginos, além da ridicularização da minha atuação como vereadora, que sempre busquei fazê-la de forma respeitosa.
Mesmo se tratando de um incidente, uma ocasionalidade, devo satisfação para quem eu represento, portanto, pelo ocorrido, espontânea e respeitosamente peço desculpas.
Destaco que em momento algum tive intenção de desonrar a imagem de qualquer autoridade ou pessoa da comunidade, pois prezo sempre pela civilidade e respeito a todas e todos e jamais me colocaria propositadamente em qualquer situação de exposição que causasse desconforto a mim e aos presentes na sessão.
Aproveito para destacar aqui a existência de leis que penalizam aqueles que divulgam materiais íntimos sem o consentimento da pessoa registrada. Enfatizo que a pessoa que divulga este tipo de conteúdo, mesmo não tendo produzido o registro, já está cometendo um delito.
Agradeço a rede de apoio através das manifestações de solidariedade que estão sendo prestadas neste momento por muitas e muitos. Espero que este infeliz e violento episódio de exposição seja superado por nós o mais brevemente possível e afirmo que continuarei atuante e militante das causas em defesa das mulheres, juventude negra, esporte, renda, meio ambiente, dentre outras, além da luta aguerrida por uma sociedade mais justa, humana e solidária, sem ataques machistas e misóginos e com respeito a todas e todos nós.
Cordialmente,
Luciana Tavares
Vereadora de Lauro de Freitas