Vimos com espanto e indignação a proposta do recém eleito senador Ângelo Coronel que propõe a revogação da cota de 30% das candidaturas femininas.
Sob alegação de que o projeto não tem surtido efeito positivo, o senador afronta uma conquista histórica do movimento de mulheres na Bahia e no Brasil, que assegura a participação feminina em todas as esferas da disputa eleitoral.
Propor a revogação da lei é desconhecer a história de luta feminista e, mais do que isso, é se mostrar como um grande inimigo das mulheres.
A cota de 30% é uma conquista, ainda que seja incansável a nossa luta para garantir a efetivação desse espaço e para impedir que as mulheres sejam utilizadas apenas para cumprir percentual.
Uma grande prova disso foi o lançamento do Projeto Elas por Elas em 2018, de iniciativa da Secretaria Nacional de Mulheres do PT, em parceria com as secretarias estaduais e que teve como objetivo impulsionar e acompanhar as candidaturas das mulheres petistas.
Se existe problemas na lei, precisamos criar caminhos para aperfeiçoá-la e não para baní-la. O caminho para evitar as chamadas “candidaturas laranjas” não é extinguindo os 30% e sim apoiando as nossas mulheres em espaços onde até pouco tempo só eram ocupados por homens.
Dessa forma, repudiamos a proposta do Senador Angelo Coronel e lutaremos com todas as forças para que não seja aprovada!
*Coletivo de Mulheres do PT/BA*
*Brena Pinto – Secretária Estadual de Mulheres do PT/BA*