“Nosso Negro Olhar” valoriza identidade e respeito às diferenças
Construir conhecimentos em celebração ao Dia da Consciência Negra e promover a valorização da identidade racial. Foi assim que os estudantes e professores da Escola Municipal Ana Lúcia Magalhães construíram o projeto “Nosso Negro Olhar”, realizado nesta terça-feira (21), na Barraca da Gávea, em Vilas do Atlântico. O objetivo principal da ação buscou estimular a autoestima dos afrodescendentes de Lauro de Freitas.
“Acho que antes de tudo construímos futuro. A gente joga a semente para esses jovens e cada um deles reafirma sua identidade, sua valorização enquanto negro perante a sociedade, e a quebra dos paradigmas do nosso dia a dia”, relatou o professor Claudio Sampaio. Para ele, as atividades despertaram nos alunos a sensibilidade, criatividade e, sobretudo, respeito às diferenças.
A abertura do protejo contou com a simpatia e elegância dos estudantes que ousaram no desfile Beleza Negra Estudantil. Logo após, a programação homenageou personalidades laurofreitenses com o certificado Ashanti – Mulher Africana Forte. Além da premiação aos alunos do 6º e 7º ano que participaram do concurso fotográfico Nosso Negro Olhar. O concurso teve como objetivo a difusão do sentimento, orgulho e pertencimento étnico racial, através da linguagem fotográfica que registrou traços da identidade afro-brasileira.
A estudante Samara Vitoria da Silva, que participou da apresentação das atividades, destacou a importância de ter participado do projeto como uma forma de abrir os olhos da sociedade e revelar a beleza do povo negro. “Para mim foi muito gratificante participar desse projeto, justamente por conta do preconceito racial que existe no nosso país. É muito bom debatermos esse tema, senão acaba se tornando um tabu na nossa sociedade”.
A inciativa do projeto “Nosso Olhar Negro” contou com a parceria de Coriolano Oliveira, proprietário da Barraca da Gávea, Secretaria Municipal de Educação – SEMED e Cine Teatro Lauro de Freitas, que abrigará até o dia 22 de dezembro a exposição fotográfica “Nosso Negro Olhar”.