Olá, boa tarde! Temos uma sugestão de pauta para vocês:
O inverno é uma das quatro estações do ano e acontece entre o outono e a primavera. Inicia-se no dia 20 de junho e termina apenas no dia 22 de setembro. Contudo, como a Bahia é um estado de grandes proporções, a forma como essa estação se apresenta muda muito de cidade para cidade.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no litoral e nas regiões centrais da Bahia, teremos chuva acima da média e uma mudança de temperatura menor. Já o leste do estado, teremos uma amplitude térmica maior com um período mais seco.
Qual é o impacto sobre a conta de luz?
Quando o assunto é conta de luz, a Clarke Energia, recém fundada por estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), pode ajudar. De acordo com a startup, os maiores vilões da conta de luz de pequenas e médias empresas e de residências são os equipamentos que alteram a temperatura.
Nesse sentido, o inverno pode estimular o uso do chuveiro elétrico na região oeste da Bahia, o que pode impactar muito na conta de energia. Já no centro e litoral, existe uma oportunidade de evitar a utilização do ar-condicionado e com isso, reduzir os custos com eletricidade.
A fim de estimular o debate por soluções, a Clarke separou três dicas para pequenas e médias empresas sobre como começar a reduzir nossa conta.
#1 Ajuste sua tarifa de energia: muitas vezes essa mudança pode gerar economias significativas
Dentro de pequenos e médios negócios, geralmente a conta de luz está mal ajustada. A mudança da tarifa de energia pode não só reduzir os custos com energia, como também facilitar o trabalho de eficiência energética.
Um exemplo disso é a Tarifa Branca, que pode gerar até até 30% de economia apenas com a migração. Mas, além disso, a Tarifa Branca também cria um horário chamado de horário de ponta, onde a energia é mais cara, que por causa do estímulo financeiro, se torna um alvo de estratégias de redução de consumo de energia elétrica. Baixe o APP gratuito da Clarke e faça o teste da tarifa branca.
#2 Implemente soluções modernas: lâmpadas de LED, troca de equipamentos, automação de ar-condicionados, dentre outros
Lembre-se, os maiores vilões da conta de luz de pequenas e médias empresas, principalmente do comércio, são os equipamentos que mudam nossa temperatura. Por isso, fique atento com: ar-condicionado, câmara fria, forno elétrico, chuveiro elétrico, aquecedor, geladeira e freezer. Existem soluções modernas no mercado que podem te ajudar: temporizadores, sistemas de automação e diversas outras soluções.
#3 Estude a viabilidade de consumir energia limpa: sistemas de energia solar na geração distribuída ou a migração para o mercado livre de energia
Por fim, a última etapa da jornada de eficiência energética de uma empresa é consumir uma energia limpa e renovável. Para pequenos consumidores, o único caminho viável atualmente é a Geração Distribuída, sendo que o mais popular atualmente é a Energia Solar. Contudo, tanto no futuro breve, quanto para grandes consumidores, o mercado livre de energia já está disponível.
Nessa última modalidade, o consumidor negocia livremente seu fornecedor de energia, podendo contratar apenas aqueles que fazem bem para o mundo, como por exemplo: energia solar, energia eólica, energia hídrica, dentre outros.
Caso precise de suporte, a Clarke disponibiliza para toda a Bahia o APP gratuito de gestão de conta de luz. Baixe, faça os testes e encontre até 30% de economia para seu negócio, sem investimento inicial.
Clarke Energia: startup investida pela Canary e pela FEAP, que acredita que as empresas podem modernizar a forma de como se relacionam com a energia. Em geral, promete até 30% de economia na conta de luz sem nenhum investimento inicial.
Serviço
Clarke Energia
www.clarke.com.br/app
Download App Store: https://apps.apple.com/br/app/clarke-energia/id1504727720
Download Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.clarkeenergia.clarkeapp