O secretário Carlos Martins acompanhou na noite desta quarta-feira (14), na Tenda Marcio Aurélio Garcia, os debates promovidos pela Fundação Perseu Abramo e pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), no Fórum Social Mundial, que acontece em Salvador até domingo. Martins acompanhou o debate que teve a participação do ex-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), Jaques Wagner, e da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. A secretária de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis, e o presidente da fundação, Marcio Pochmann, também participaram do debate.
O principal tema abordado foram os avanços promovidos pelos governos Wagner e Rui na Bahia, que até 2016 contaram com apoio dos governos Lula e Dilma. A redução da desigualdade, do analfabetismo, a ampliação da cobertura de saneamento básico e, principalmente, o retorno da dignidade aos baianos foram alguns dos assuntos abordados nas falas dos participantes.
“A Bahia que o povo quer é o estado que reduza as desigualdades sociais, que apoie a agricultura familiar, que dê prioridade ao investimento social e reduza as mazelas históricas promovidas nos últimos 100 anos. A Bahia que o povo quer é a Bahia de todos nós, que deu seu primeiro passo a partir de 2006, com a eleição do governador Jaques Wagner”, afirmou Martins.
Ainda no evento, o ex-governador Jaques Wagner e o secretário Carlos Martins reforçaram a defesa da candidatura do ex-presidente Lula. “Nós só temos um plano, o plano L”, disse Wagner. “Precisamos mais do que nunca estarmos juntos na defesa incansável da candidatura do homem que mudou esse país, o nosso presidente Lula”, completou Martins.
Debate sobre o mundo do trabalho – Ainda no Fórum, que conta com ampla programação no campus de Ondina, da Universidade Federal da Bahia, o secretário visitou a tenda da CUT e acompanhou um debate sobre a Indústria 4.0 e os reflexos no mundo do trabalho, promovido pelo Sindicato dos Químicos da Bahia (Sindiquimica), entidade da qual Martins foi presidente.