Em tempos de coronavírus as redes sociais e os aplicativos de mensagem recebem uma enxurrada de informações, muitas delas falsas. Para isso, é preciso tomar cuidado para que as fake news não tomem conta de tudo e faça com que as pessoas fiquem amedrontadas com toda essa situação.
Contudo, tem algumas “fakes news” que chegam para o bem. O analista financeiro, Raphael Fernandes, por exemplo, inventou uma notícia falsa para que a avó, de 80 anos, não saísse nas ruas por causa da disseminação do vírus.
Raphael inventou que, caso a avó saísse, poderia perder a aposentadoria. Segundo ele, mesmo com isso, a avó continuou saindo para dá suas voltinhas nas ruas. Ele então decidiu ligar para ela e informar formalmente que este era um aviso para que ela não saísse e perdesse o benefício.
Nas redes sociais também circula um informativo com a mesma determinação. Segundo a montagem, os idosos que saírem de casa a partir da última sexta-feira (20), teriam a sua aposentadoria suspensa e geraria multas que seriam pagas pelos filhos e netos.
MP falsa
A medida provisória nº 922/2020, contudo, é verdadeira e foi publicada no dia 28 fevereiro, mas não tem relação com a pandemia do novo coronavírus. Na verdade, a MP foi instituída, pelo presidente Jair Bolsonaro, para autorizar a contratação temporária de servidores aposentados para reforçar o quadro de funcionários do INSS, que tem uma longa fila de pedidos de aposentadoria pendente de análise.