Remca participa com evento de adoção de animais domésticos nos projetos “Eu, Você e a Praça” e “Feira Tropical”
Numa prova de que a história se repete, vem se popularizando no país uma antiga opção de negócios: são as “feiras móveis”, que levam os produtos até o consumidor, como ainda acontece nas praças das pequenas cidades do interior. A ideia já chegou a Lauro de Freitas. Os condomínios, pequenas cidades do nosso tempo, são o alvo da estratégia.
Aqui, Cid Senna, 38 anos, administrador de empresas, largou a sociedade de uma transportada de cargas para se reinventar. Com um filho recém-nascido e um financiamento imobiliário para honrar, não deu para esperar a crise ir embora.
Ao lado da mãe de 70 anos, criou o Recanto do Hortifruti, uma feira móvel a bordo de uma kombi que, a partir de convites, vai a condomínios em determinado dia e horário vendendo frutas, verduras e legumes selecionados.
Atualmente o Recanto do Hortifruti monta a feirinha móvel todos os sábados, das 7h às 15h no loteamento Portão do Sol, em Buraquinho – onde Senna mora. Aos domingos a kombi ruma para o Alfaville Litoral Norte, onde atende das 7h às 11h.
O negócio começou a ganhar força com o “delivery” de frutas, verduras e legumes que atende residências e restaurantes em toda a região. A tabela de preço é fechada toda semana e, sempre com base no preço de mercado, é encaminhada via WhatsApp aos clientes – que também podem fazer os pedidos por meio do aplicativo. Há uma taxa de entrega de R$ 5, mas apenas para quem faz pedidos de menos de R$ 50. Com informações da Vilas Magazine.
Feiras em praças crescem em Lauro de Freitas
Outro movimento que tem crescido na cidade é a realização de feiras em praças públicas, que são realizadas de forma regular e em locais fixos, a exemplo da Feira Tropical, que acontece no Clube de Vilas; a Feira de Artesanato, realizada pela Central do Artesanato de Lauro de Freitas e conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na Praça das Artes, em frente ao Colégio Apoio, também em Vilas do Atlântico e o projeto “Eu, Você e a Praça”, promovida na praça localizada no Loteamento Jardim Aeroporto, em frente ao prédio que abriga as secretarias municipais de planejamento(SEPLAN), meio ambiente(SEMARH) e trânsito(SETTOP).
Nessas feiras artistas plásticos realizam exposições de seus trabalhos, como bijuterias, quadros, cerâmicas e crochê, roupas, calçados e acessórios, moda praia, presentes, que também contam com espaço gastronômico incluindo comidas regionais, food trucks além de música e atividades esportivas e recreativas. Outro ponto alto das feiras no município é a parceria com a Rede de Mobilização pela Causa Animal – Remca, que promove adoções de animais domésticos, em situação de vulnerabilidade, vítimas de maus tratos, abando e resgatados no município.
Por Ricardo Vieira