Com seis faixas autorais da multiartista, o álbum evidencia canções sobre vivências trans
Marcando sua carreira solo, a cantora e compositora Tertuliana Lustosa lançará, no mês de maio, seu novo projeto audiovisual ‘Sertransneja’, com patrocínio da Natura Musical. O novo trabalho da multiartista será realizado pela produtora Essa Vibe Planejamento Cultural, contará com produção executiva de Nathália Luna e será lançado nas plataformas de streaming.
O projeto ‘Sertransneja’ foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura da Bahia (FazCultura), ao lado de Nara Couto, Mestre Aurino de Maracangalha, Mahal Pita e Mercado Iaô, por exemplo. No Estado, a plataforma cultural já ofereceu recursos para 58 projetos de música até 2020, como trabalhos de Margareth Menezes, Jadsa, Mateus Aleluia e Ilê Ayê.
Fernada Paiva, Head of Global Cultural Branding, afirma que este projeto, assim como os demais selecionados pelo edital Natura Musical, tem a potência de gerar impacto positivo no ecossistema onde está inserido. “Isso se traduz em ações de inclusão, sustentabilidade, apoio à diversidade e educação. São pilares fundamentais para as mudanças que desejamos vivenciar no mundo”, destaca.
O novo EP traz seis faixas autorais que compõem o primeiro disco e álbum visual da artista Tertuliana Lustosa, que mostram representatividade e muita brasilidade. As canções trazem os ritmos nordestinos como essência e se misturam aos beats eletrônicos de Badsista, responsável pela direção musical do projeto.
Com muitas novidades para o público, o ‘Sertransneja’ traz memórias e narrativas das vivências da multiartista. A parte audiovisual do projeto, assinada por Mariana Ayumi, responsável também pela direção de arte, será disponibilizada tanto na versão integral do disco – uma espécie de curta-metragem com todas as músicas, como também em videoclipes individuais de cada faixa, que contam com a colaboração de outros artistas na direção de arte, fotografia, cenário e figurino, elementos que ajudam a contar a narrativa da obra.
O projeto que marca a carreira solo da artista, após ‘Amor Encubado’, primeiro single de sua trajetória solo, e o audiobook e visualizer de ‘Morte e Vida Sertransneja’, apresenta canções que falam da vivência de uma pessoa transgênero, da relação familiar da cantora com a mãe e com a avó, das dificuldades enfrentadas, da não aceitação da sociedade e falta de oportunidade, gerada pela marginalização, além de abordar a experiência da cantora com a cidade de Salvador e com a música.
De acordo com Tertuliana Lustosa, o audiovisual, que é um projeto autobiográfico, inspirado em seu projeto ‘Morte e Vida Sertransneja’, trará uma nova maneira de apresentar as músicas. “Cada uma passará uma sensação diferente, um sentimento e cada single será representado por uma cor”, destaca.
As canções preparadas para o novo álbum são ‘Sertransneja’, que dá nome ao projeto e é representada pela cor azul, com inspiração do mar, Iemanjá e do Porto da Barra. A segunda canção é ‘Saudade da Minha Vó’, a qual a artista usa a cor laranja e faz o resgate de memórias da infância, utilizando xilogravuras.
A cantora conta que a terceira música é ‘Não Foi Só Um Programa’, que tem a cor rosa como representação e apresenta um quarto cheio de cartas. “Ainda tem ‘Amor Encubado’ com a cor amarelo, acompanhada de violão e microfones; ‘Toma Desce Toma Toma’, com a cor prata e uma estética mais futurista; além de ‘Trava da Peste’, inspirada no cangaço e no paredão vaqueira, com a cor verde”, antecipa.
A artista, conhecida por suas canções na banda A Travestis e parcerias com grandes artistas, como Pabllo Vittar, fala que o projeto tem um ritmo diferente do que o público está acostumado a ouvir em seus trabalhos.
“Neste novo trabalho faço uma mistura com os traços do pop, ritmos regionais como baião, piseiro e sertanejo, além da junção da MPB com eletrônico. Essa é uma combinação que tem como inspirações musicais o cantor Lenine e a banda Nação Zumbi”, finaliza.
*Sobre Natura Musical *
Natura Musical é a plataforma de cultura da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 174,5 milhões no patrocínio de mais de 518 projetos – entre trabalhos de grandes nomes da música brasileira, lançamento e consolidação de novos artistas e projetos de fomento à cenas e impacto social positivo.
Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do País e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2020, o edital do Natura Musical selecionou 43 projetos em todo o Brasil e promoveu mais de 300 produtos e experiências musicais, entre lançamentos de álbuns, clipes, festivais digitais, oficinas e conferências.
Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com uma programação contínua de lives, performances, bate-papos e conteúdos exclusivos, agora digitalmente.
O projeto é patrocinado pela Natural e pelo Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.