Pesquisa Ipec divulgada nesta última quarta-feira (22/9), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando o primeiro turno das eleições de 2022 em dois cenários distintos, com mais de 20 pontos percentuais de vantagem para o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
No primeiro cenário, em que foram considerados apenas cinco candidatos, Lula aparece com 48% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 23%. Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o petista poderia chegar a 50% — próximo de levar a eleição ainda no primeiro turno.
O Ipec ouviu 2.002 pessoas de 141 municípios. O levantamento foi feito entre os dias 16 e 20 de setembro, e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que significa dizer que os resultados da pesquisa têm 95% de chance de representar a realidade.
PERFIL DO ELEITOR
De acordo com o Ipec, os votos para Lula são mais expressivos entre:
quem mora no Nordeste (65%);
quem têm ensino fundamental I (61%) e ensino fundamental II (58%);
quem mora em municípios com até 50 mil habitantes (53%);
católicos (54%).
Além disso, ainda segundo o instituto, as intenções de voto no ex-presidente são maiores quanto menor a renda familiar mensal do entrevistado: entre quem ganha até 1 salário mínimo, o índice é de 59%; entre aqueles com renda acima de 5 salários mínimos, 29%.
O presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, tem mais votos entre:
moradores das regiões Norte e Centro-Oeste (31%);
homens (28%);
evangélicos (31%);
quem se autodeclara branco (28%).
Ao contrário do que acontece com Lula, as intenções de voto em Bolsonaro crescem à medida que aumenta a renda familiar mensal do eleitor, apontou o Ipec: entre aqueles que ganham até 1 salário mínimo, o presidente chega a 16%; entre quem tem renda até 5 salários mínimos, a 40%.
IPEC
O Ipec foi criado em fevereiro por ex-executivos do Ibope Inteligência, que encerrou suas atividades em janeiro deste ano em razão do término de um acordo de licenciamento com a Kantar Group.