O deputado federal Leo Prates (PDT) afirmou, na manhã desta quinta-feira (23), que não se opõe ao possível surgimento da federação PDT-PSB e Solidariedade tanto no cenário estadual como no nacional. Em conversa com o blog do Lau o parlamentar alegou que “este é um caminho natural determinado pela legislação eleitoral”.
“Eu acredito que vai acontecer, estamos caminhando muito rápido em direção a formação do bloco. Este é um caminho natural que a legislação está forçando os partidos. Os partidos mais afinados ideologicamente estão buscando fazer federação”, comentou ao Blog do Lau . “A princípio, não tenho resistência alguma”, destacou.
De acordo com Prates, o debate das federações a nível estadual deve acontecer nos próximos dias. Questionado sobre como se dará o assunto na Bahia, tendo em vista que, são partidos opositores, o deputado federal afirmou “que tem uma ótima relação com a presidente do PSB, Lídice da Mata”.
“Este é um outro passo, contudo, tenho um profundo respeito com todos do PSB”, disse. “Ontem a executiva nacional do PDT determinou a decisão do debate com os estados. Em julho, a gente volta a se reunir para saber se vamos seguir adiante”, ressaltou.
No cenário político estadual, o PSB comandado pela deputada federal Lídice da Mata apoia a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Já o PDT, de responsabilidade do também deputado federal, Félix Mendonça Jr. integra a base do prefeito de Salvador Bruno Reis (União Brasil). Ainda sobre o tema, Leo Prates garantiu que a sua sigla vai encontrar um melhor caminho para resolver estes entraves.
“Primeiro o PDT vai mergulhar em um debate interno, para ver os caminhos que podem levar a sobrevivência do partido, mantendo a sua ideologia. Nós esperamos que com esse debate que foi deliberado ontem pelo executiva nacional, a gente possa conversar sobre essas questões e quando chegar em julho já possa estabelecer uma conversa mais profunda tanto com o PSB e com o Solidariedade”, sinalizou o parlamentar.