No império da burrice programada, taxar livros vai além do imposto em si, significa destruir uma indústria que liberta mentes e que vem sendo ‘taxada’ por gente sem o menor apreço pelo saber. O abutre Paulo Guedes não tem o qualquer interesse em construir uma sociedade onde os seus compatriotas possam raciocinar sobre o país lesivo que taxa em excesso os mais frágeis e isenta os ricos de pagar a conta!
Recriar imposto abolido em 2004 sob a taxação de 12%, significa que o Desgoverno tão complacente com os barões do dinheiro arrecadará mais com a venda do livro do que o próprio autor da obra. A média de faturamento de quem produz o conhecimento é de 10% a cada exemplar vendido. As editoras já sofrem de crises sem precedentes, o empobrecimento geral dos brasileiros faz com que a pessoa escolha o quilo de feijão ao invés do livro.
Qualquer governo minimamente preocupado com o país investiria em políticas públicas que facilitassem a compra de livros. Inclusive o Estado, que além de isentar os livros de impostos, precisaria incluir no orçamento milhões de brasileiros que não tem acesso aos livros. A economia nacional – se não houvesse tanta concentração de renda- tem condições de subsidiar pelo menos 50% dos livros vendidos aos estudantes e trabalhadores de baixa renda. Mas o que esperar de um desgoverno que desmonta os ministério da Cultura e Educação?! Livro não seria o seu forte.
O país sem leitores é um país acrítico, presa fácil de regimes antipovo que conseguem vender a mentira de que o Estado é corrupto, ineficiente, que só existe para taxar os cidadãos; o infortúnio que no Bolsonarismo esta falácia se tornou dura realidade. É imposto em cima de imposto e o Estado inoperante! Tudo isto sem tocar nos privilégios das grandes fortunas, discutir a impagável dívida pública que assalta o orçamento para sustentar parasitas financeiros. Pior, sem apresentar reforma tributária séria com impostos progressivos e que deveriam isentar milhões de brasileiros.
É preciso acabar com o império da burrice lesa-pátria, antes que ele acabe com o Brasil!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!