O mundo já possui 40 milhões de pessoas vacinadas contra a Covid-19. Nesta segunda-feira (18), o Brasil aparece pela primeira vez no balanço realizado pela plataforma “Our World in Data”, da Universidade de Oxford, com 112 imunizações. As informações são do Uol.
A vacinação começou neste domingo (17) no país, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac, e do imunizante da AstraZeneca, produzido pela Universidade de Oxford e pela Fiocruz (lembre aqui).
Quem lidera o ranking de pessoas imunizadas são os Estados Unidos (EUA), com 12,28 milhões de doses aplicadas. China (10 milhões), Reino Unido (4,31 milhões), Israel (2,43 milhões) e Emirados Árabes Unidos (1,88 milhão) aparecem na sequência. Proporcionalmente, a primeira colocação é de Israel, que já chegou a 20% de sua população vacinada.
O governo de São Paulo iniciou o plano de imunização neste domingo, sendo a enfermeira Mônica Calazans, 54, a primeira a receber a dose da CoronaVac (saiba mais aqui).
De acordo com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a aplicação de doses em outros estados do Brasil deve começar ainda nesta segunda (veja aqui). Isso ocorre devido à pressão dos governadores, já que o Plano Nacional de Imunização (PNI) estava previsto para ser iniciado na quarta-feira (20).
Fonte: Bahia Noticias