A Associação de Mulheres Negras (AMN) de Lauro de Freitas realiza nesta sexta-feira (18), às 18h, o encontro “Memórias e Cânticos”. O evento, em sua segunda edição, acontecerá no espaço Point Norte localizado na rua Pérola Negra na Itinga (atrás do Shopping Feira).
De acordo com a coordenadora da AMN, Teresinha Barros, a ação faz parte do calendário de comemorações do Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela celebrados no dia 25 de julho.
O convite para a festa custa cinquenta reais. O participante terá direito ao jantar e a assistir as apresentações de dança e música, exposições de painéis e homenagem às Divas Negras . “Nós vamos prestigiar as mulheres negras que fazem a diferença nos espaços de atuação”, destacou Teresinha.
Teresa de Benguela
Tereza de Benguela foi uma líder quilombola, viveu durante o século 18. Com a morte do companheiro, Tereza se tornou a rainha do quilombo, e, sob sua liderança, a comunidade negra e indígena resistiu à escravidão por duas décadas, sobrevivendo até 1770, quando o quilombo foi destruído pelas forças de Luiz Pinto de Souza Coutinho e a população (79 negros e 30 índios), morta ou aprisionada.
“Assim como Tereza, outras mulheres foram e são importantes para a nossa história. Com trabalhos impecáveis e perseverança, elas deixaram um legado, que cabe a nós reverenciar a emancipação das mulheres negras, como forma de homenagem”, destacou Barros.