É por este índice que os economistas medem o bem estar e nível de renda de uma nação. No caso do Brasil desgovernado por Bolsonaro e manipulado por Guedes, a situação é cada dia pior.
Segundo estudo publicado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/Ibre), o PIB per capita se encontra em R$ 35.172 por habitante, 7,5% abaixo do maior nível registrado no país em 2013 no governo de Dilma. E vejam como isso impacta em nossa vida: o número de famílias endividadas bateu recorde em setembro ao atingir preocupantes 74%. Este estudo foi realizado por Peic, Izis Ferreira economista da CNC.
Os estudos ainda apontam que o cartão de crédito passou a ser a válvula de escape das famílias brasileiras pra poder fechar as contas – quem ainda consegue ter ou não estourou os limites: 84,6% do total de famílias endividadas (fatia também recorde na pesquisa) contraem dívidas no cartão. E nós sabemos os juros imorais que os bancos cobram. É uma bola de neve que parece não ter fim.
Enquanto isso, Paulo Guedes mantém a sua política econômica nociva que beneficia a si mesmo e os seus pares. Já ministro, Guedes pode ter lucrado até R$ 14,5 milhões de dólares com sua offshore em paraíso fiscal. Temos o povo sangrando em dívidas pra beneficiar 0000,1% de privilegiados multimilionários, escárnio é pouco.
Este desgoverno joga fogo em gasolina, estamos à beira de um colapso que pode levar multidões às ruas, desta vez não somente de forma ordeira e pacífica, mas com a mesma intensidade e fúria que temos sido massacrados por este governo da morte. #ForaBolsonaro
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!