Idosos, cadeirantes e pessoas com outras deficiências ou mobilidade reduzida brigam pela garantia da acessibilidade e gratuidade no transporte municipal
Nesta quarta-feira (04/01) foi realizada, na sede do Conselho do idoso a primeira reunião do Movimento Municipal da Pessoa com Deficiência de Lauro de Freitas (MMPcDLF),de 2017.Estiveram presentes representantes da AMAB-Associação de Moradores de Areia Branca, do Movimento da pessoa com deficiência, o presidente do CMDCA – Conselho municipal da Criança, e do adolescente, secretária do CMDI -Conselho Municipal do Idoso, representante dos Direitos Humanos, funcionárias lotadas na Secretaria Municipal de Saúde, Mônica Silva, agente de endemias, a superintendente de Trânsito da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop), Kattya Baptista e a diretora Gicelia Barros, coordenadora da Coordenação de Passes Livres e Credenciamento de Estacionamento da Settop, lideranças comunitárias e moradores das comunidades de Itinga, Vida Nova, Portão, Capiarara representantes da Associação de Moradores de Areia Branca(AMAB) .
A comissão da audiência pública falou a respeito do relatório da audiência pública que ocorreu no dia 23/11/16 na Unime ¨ACESSIBILIDADE E GRATUIDADE NO SISTEMA MUNICIPAL DE TRANSPORTE” que já está pronto, aguardando a confirmação do MP Ministério Público para que seja entregue.
Foram ouvidos novos relatos de que muitos motoristas e cobradores de cooperativas que atendem ao sistema de transporte da cidade, ainda continuam violando o direito a gratuidade no sistema municipal de transporte , a pessoas com deficiência, idoso, além de práticas de agressões verbais, constrangimentos, como também ofensas e ameaças, como por exemplo, a circulação fotos não autorizadas de usuários que estariam “marcados”, por cobrarem seus direitos.
Entre as resoluções ações propostas, ficou agendada para a próxima quarta(11/01), às 15 h, com o novo secretário de trânsito e transporte, na sede da Settop, onde serão apresentados o relatório da audiência e solicitações para melhoria do serviço e garantia de direitos para os diversos públicos, que fazem jus à gratuidade e acessibilidade, além de intensificação de campanhas e fiscalização às condições e documentação dos ônibus metropolitanos, das vans, e micro ônibus, bem como das rampas de acessibilidade, bancos e espaços destinados à pessoa com deficiência.