O Movimento de Mobilidade Urbana da Sociedade Civil de Lauro de Freitas vem prestar conta do ano de 2020 das ações do transporte e da mobilidade no Município de Lauro de Freitas, através da sua coordenação e membros. Foi um ano muito difícil, A pandemia da COV- 19 no mês de março parou tudo, as dificuldades foram muitas com redução de frotas, fechamento de rodoviárias, empresa paradas, muitas perdas, não foi fácil o retorno no mês de setembro, onde precisamos lutar, brigar para o retorno de linhas muito importantes, como Vida Nova- Itinga x Cardeal da Silva, Vida Nova x Itaigara, Areia Branca x Itaigara, Vilas de Abrantes x Lapa Vasco da Gama, retorno das linhas da Feira de São Joaquim que foi uma grande conquista da população de Lauro de Freitas, de Vida Nova, Portão e de Vias de Abrantes. A luta não foi fácil, na questão da ampliação da Estação Aeroporto, tivemos a conquista das linhas de Praia do Forte x Estação Aeroporto, Monte Gordo x Estação Aeroporto, Dias D’avila x Estação Aeroporto, Camacari x Estação Aeroporto, Mata de São João x Estação Aeroporto, Arembepe x Estação Aeroporto, nesse período houveram diversas reuniões com os poderes Executivo Municipal e Estadual, sendo assim, agradecemos ao Governo do Estado através da SEDUR- AGERBA que intendeu a necessidade do retorno do transporte público para a nossa comunidade, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas através da Prefeita Moema Gramacho ao ex; Secretário de Trânsito e Transporte e Mobilidade Olinto Borri, fazer um agradecimento aos amigos do Sindicato do Transporte Metropolitano de Lauro de Freitas que foram parceiros nas lutas com o Movimento, agradecer a imprensa de Lauro de Freitas através dos Tops da Comunicação, Golf. Notícia . Também tivemos grandes avanços com a chegada de 15 ônibus semi novos nas linhas da Expresso Vitória, 20 ônibus semi novos nas linhas da Empresa BTM transporte, e 15 ônibus nas linhas da Empresa Costa Verde, para nos mesmo com as dificuldades foi importante com o momento difícil que estamos passando, foi um sacrifício feito pelas empresas, agradeço ao senhor Diretor da Costa Verde Erasmo, o senhor Mateus da BTM Transporte e o senhor Aurélio da Expresso Vitória, pelos avanços que no próximo ano de 2021 tenha mais troca de ônibus para atender melhor ao nosso povo de Lauro de Freitas.
Para o Próximo ano de 2021 já temos a nossa Pauta do Movimento de Mobilidade Urbana da Sociedade Civil.
1- Agenda de uma Reunião com o Prefeito de Salvador Bruno Reis, sobre a questão da Linha de Vilas do Atlântico, para o retorno até a Praça Cairu.
2- Agenda de uma Reunião com a Prefeita do Município de Lauro de Freitas Moema Gramacho para tratar do Transporte no nosso Município.
3- Licitação das Linhas Metropolitana de Lauro de Freitas ou a formulação de um TAC entre Governo do Estado, Abentro, e o Ministério Público de dois anos para ajustar o sistema de transporte, para que as empresas possam fazer a troca de toda frota.
4-Liberação pela AGERBA dos horários da tarde do ônibus que vai até o Hospital de Roma e Irmã Dulce para o retorno dos pacientes, e feirantes de Lauro de Freitas que têm dificuldades na volta.
5- Pedido a Agerba da Liberação da Linha de Sítio do Conde x Estação Aeroporto.
6- Liberação das Linhas Metropolitana para o Hospital Metropolitano de Lauro de Freitas.
7- Liberação das Linhas para os novos conjuntos Habitacionais de Areia Branca.
Estas são as propostas para 2021 do Movimento de Mobilidade Urbana da Sociedade Civil . Agradeço aos Companheiros: José Claudino – Humberto Santos – Maria Diva – Maria Silvana – Ana Cristina – Elinaldo Furação – Leu do Brisa- Antônio Celestino.
Paulo José do Sacramento.
Coordenado do Movimento de Mobilidade Urbana da Sociedade Civil.