A operadora de caixa, Bianca de Deus Santos, de 23 anos, morreu após parada cardiorrespiratória e a suspeita é que ela estava com a gripe H1N1. Entre internação e consultas, a paciente ficou cerca de quatro dias internada no 16º Centro de Saúde Maria Conceição Imbassahy, no bairro do Pau Miúdo, em Salvador.
A confirmação do óbito ocorreu nesta tarde. Segundo informação dos parentes da vítima, a jovem foi diagnosticada com H1N1.
Tentamos contato com o irmão da vítima o senhor Luis Claudio, para mais detalhes do ocorrido, sem êxito. O amigo da família, professor Antonio Mantena, relatou que Luis estava muito abalado, como os demais parentes.
A gripe – tanto a H1N1 quanto a H3N2 ou a Influenza B – tem como sintomas febre alta e súbita, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações e dor de cabeça. No caso do H1N1, um sintoma que chama a atenção é a falta de ar e o cansaço excessivo.
A campanha nacional contra o H1N1 e a Influenza, que anualmente começa na segunda quinzena de abril, será antecipada para este mês de março e já começa na próxima segunda-feira (23).
A prioridade na vacinação será para idosos acima de 65 anos e trabalhadores da área da saúde. Também estão na lista de prioridades, crianças até seis anos e mulheres que deram à luz há até 45 dias.