O Secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins, visitou, nesta sexta-feira (06), a cidade de Lauro de Freitas, onde se reuniu com a prefeita Moema Gramacho. A primeira parte do encontro foi dedicado a conversas sobre a ampliação do Programa Vida Melhor Urbano (PVMU), da SJDHDH. Ao lado do coordenador do programa, Rubens Santiago, o secretário e a prefeita se reuniram com o gerente da agência do Banco do Nordeste (BNB) de Lauro de Freitas, José Gomes, e apresentaram dados sobre o Programa.
O secretário destacou a possibilidade de ter o Banco do Nordeste como parceiro no incentivo ao crédito para os empreendedores formados na Unidade de Inclusão Sócio Produtiva (Unis Metropolitana 1) de Lauro, que funciona no Centro Social Urbano (CSU) de Portão. “Estamos trabalhando numa redefinição de bases já existentes e esse crédito culminaria na ampliação do número de microempreendedores atendidos. Temos, aqui em Lauro de Freitas, 360 pessoas já cadastradas no Vida Melhor Urbano com perfil definido”, destacou o secretário. De acordo com a proposta, caberá a SJDHDS disponibilizar os dados dos empreendedores à instituição financeira que, após articulação da UNIS e da gestão municipal, apresentará um calendário de rodadas de negociações com os proponentes para aberturas de créditos, através da linha Crediamigo, que oferece taxas inferiores e assessoria de crédito aos empreendedores.
Receptivo ao pleito do secretário, o gerente do BNB, José Gomes, solicitou uma nova reunião técnica com o gestor do Projeto, Rubens Santiago, com a presença do gerente do Crediamigo de Lauro de Freitas, para a próxima semana. Na ocasião, Santiago fará uma apresentação detalhada do perfil dos empreendedores atendidos pela Programa Vida Melhor Urbano na Unis Metropolitana 1.
PVMU
Programa de fomento a empreendimentos individuais e familiares da economia informal, o Vida Melhor Urbano visa assegurar a continuidade do negócio, aquecer a economia local (de bairros) e gerar renda para as famílias. É direcionado, preferencialmente, aos inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), com idade de 18 a 60 anos. Além das Unis, que servem como ponto de apoio para técnicos e agentes de desenvolvimento, que realizam estudos de viabilidade econômica dos pequenos empreendedores, os beneficiários recebem equipamentos padronizados, fardamentos e insumos.
Visita ao Restaurante Popular
Ainda em Lauro de Freitas, o secretário Carlos Martins visitou, ao lado da prefeita Moema Gramacho, o Restaurante Popular da cidade. A iniciativa, que segue os moldes do dois restaurantes populares administrados pela SJDHDS (no Comércio e na Liberdade), atende a mais de 2.500 por dia em Lauro de Freiras.
Fonte: SJDHDS