O município de Lauro de Freitas tem, hoje, mais de 900 professores efetivos, selecionados em concursos públicos realizados durante as gestões anteriores da prefeita Moema Gramacho. Como a gestão cumpre com os direitos dos educadores quanto à redução da jornada, garantindo três dias em sala de aula, um dia de planejamento e um dia de reserva (folga), então é necessário complementar com mais professores. Por isso, realizou o REDA enquanto não faz novo concurso.
Do REDA foram chamados mais de 500 professores; cerca de 100 desistiram. A Prefeitura já publicou a quarta chamada e vai continuar até completar o quadro. Por isso algumas salas ainda não estavam nesta quinta-feira (28) com professores de todas as matérias. Com essa quarta chamada todas as salas das 80 escolas estarão completas. E mesmo quando havia ainda alguma ausência de professor, os alunos tiveram atividades alternativas.
Estes e outros dados a Prefeita teria passado para TV BAHIA que se negou a ouvi-la. Ou seja, não quer explicações, à TV bastam as denúncias ou informações de terceiros.
A TV BA tem ido frequentemente às escolas de LF tentando entrar, buscando denúncias. A Prefeita, sabendo disto, se dispôs a prestar as informações. A apresentadora do programa até anunciou no ar que iria entrevistá-la, mas a TV BA não autorizou, o que causou constrangimento à jornalista que, como todos sabem e a Prefeita inclusive, não tem culpa.