Durante a entrega de mais dois equipamentos do sistema metroviário Salvador – Lauro de Freitas, nesta segunda-feira (05), o governador Rui Costa anunciou que em março será entregue a Estação Aeroporto aos usuários. A passarela da Estação Pernambués, em Salvador e o viaduto da Avenida 2 de Julho, em Lauro de Freitas que foram entregues hoje já estão em pleno funcionamento.
A passarela do Pernambués liga o metrô ao bairro e ao Makro, possui 4,24 metros de largura, 400 metros de extensão, pesa 288 toneladas e tem a capacidade de 15 mil pedestres por hora. Ela possui 16 câmeras de monitoramento interligados ao Centro de Controle Operacional (CCO) e vigilantes em ronda.
O viaduto da Avenida 2 de Julho, em Lauro de Freitas, permite o acesso da Estrada do Coco para o centro da cidade e também no sentido contrário. “O elevado já foi construído para dar acesso ao novo pátio de estacionamento de trens e pensando na futura expansão da linha metroviária até o KM 3.5 da Estrada do Coco (antiga insinuante), está expansão está garantida pela CCR metrô caso a Estação Aeroporto receba o fluxo diário de 5 mil usuários”, lembra o governador.
A prefeita Moema Gramacho agradeceu ao governador todas as obras e melhorias que sua gestão vem realizando não só em Lauro de Freitas, mas em toda Bahia. “Só temos a agradecer ao governador correria por mais essa obra entregue aqui em nossa cidade, que vai garantir uma maior fuidez no nosso trânsito e é um passo grande para a chegada do metrô até a antiga insinuante”.
O viaduto possui 400 metros de extensão, 13,16 metros de largura, duas faixas de rolamento, sinalização e iluminação pública, ciclovia com 2,70 metros e passeio para pedestres de um metro de largura.