A apresentação musical de cantores do Projeto Crescer deu início ao segundo dia da 11ª Conferência Municipal de Assistência Social, que foi marcada pelo debate de ações para evitar o retrocesso social e ampliar as políticas existentes no município. Com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)” a conferência trouxe momentos de amplo debate.
A prefeita Moema Gramacho fez uma retrospectiva de todas as conquistas sociais desde o Governo Lula e revelou sua preocupação com o retrocesso que o atual governo está propondo. “Tenho certeza que todos aqui estão unidos pelo mesmo propósito, que é o fortalecimento do SUAS e a garantia de direitos. Esse é um momento de reflexão do que já fizemos e do que ainda podemos fazer. Nada melhor que um espaço como este para que a população (principal beneficiada) possa debater e definir dentro de uma política de fortalecimento o que deve ser feito para melhorar”.
A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Huldaci Santana, chamou atenção para a participação popular nesse processo da conferência. “Estamos buscando consolidar o SUAS, a democracia e sem nenhum direito a menos. Estamos juntos nesta luta”.
Moema ainda destacou a valorização dos profissionais da rede de assistência social. “O principal ator deste processo é o usuário e pra que ele seja bem atendido é necessário que haja profissionais satisfeitos”. A servidora Magali Cordeiro que estava representando os colegas da rede confirmou o compromisso da classe. “Somos guerreiros e temos fôlego para continuar. Que a gente possa trazer propostas salutares e que nossa inquietação nos faça construir algo que faça a diferença”.
Após a abertura a assistente social e vice-presidente do Conselho Regional de Serviço Social da Bahia, Adriana Nascimento, fez uma palestra sobre a temática da conferência. À tarde os conferencistas se dividiram em grupos de trabalho para discutir os quatro eixos que abordaram temas como gestão, proteção social e legislação. No término dos grupos de trabalho foi realizada uma plenária que apresentou os encaminhamentos da conferência.
Em outubro, na etapa estadual da conferência, Lauro de Freitas será representada por um delegado. Em dezembro será realizada a 11ª Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília/DF.
Por: Ascom PMLF