“A iniciativa do consórcio é o trabalho coletivo entre os municípios de forma colegiada para que possa haver ajuda mútua e o auxilio do Estado a todos. A Policlínica terá condições de atender a todas as cidades que aderirem ao consórcio”, frisou a prefeita de Lauro de Freitas Moema Gramacho nesta quarta-feira (15), durante a cerimônia que firmou a adesão do município no Consórcio de Saúde, realizada no Salão de Atos da Governadoria no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O projeto, em parceria com o governo do estado, implantará uma Policlínica que beneficiará mais de um milhão de pessoas dos 15 municípios da Região Metropolitana de Salvador.
O governador Rui Costa afirmou que o equipamento orçado em 22 milhões de reais, vai melhorar a qualidade no atendimento. “Estamos redesenhando a saúde pública na Bahia, regionalizando o serviço e compartilhando a gestão com os municípios de forma pensada, planejada e executada coletivamente, por cada região, garantindo qualidade de atendimento e rapidez a um custo mais baixo para os municípios”, afirmou Rui.
Moema também citou que mesmo com a prevenção de doenças as pessoas precisam de médicos e exames especializados. “E tudo isso é muito caro. Para municípios maiores e mais ricos, isso já é difícil, imagine para os menores. A iniciativa vem resolver esse problema, com a cooperação entre os municípios”.
Além de Lauro de Freitas, Simões Filho, Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé e Vera Cruz –, além de Santo Amaro e Conde, municípios que integram o Território de Identidade Litoral Norte também fazem parte do Consórcio. As despesas mensais da Policlínica serão custeadas de forma compartilhada. Do custo total de manutenção, o governo da Bahia entra com 40% de contrapartida e os municípios consorciados com 60%.
A unidade de saúde, que será construída em um terreno às margens da BR-324, em Simões Filho, ofertará consultas especializadas com médicos angiologistas, cardiologistas, endocrinologistas, mastologistas, neurologistas, otorrinolaringologistas, oftalmologistas, urologistas, clínicos, gastroenterologistas, ginecologistas e obstetras, traumatologistas-ortopedistas e cirurgiões gerais.