“Há uma ebulição de expectativas em torno do Parceiros da Mata, após as visitas de campo nos quatro territórios de identidade. Já está tramitando na Assembleia Legislativa o autorizo para a tomada do empréstimo com o BID. Esperamos que até o fim desta Missão tenhamos tudo resolvido para acelerarmos as negociações junto ao Governo Federal, com um documento final do Projeto, e a equipe da CAR está à disposição para viabilizar isso”.
O empenho para assegurar o cumprimento do cronograma de desenho do Projeto foi compartilhado também pelos co-financiadores da ação. “Todo mundo está sentindo a urgência em avançar com o Parceiros da Mata. Nossa meta é sair daqui com quase todo o Projeto finalizado, com uma versão preliminar completa de todos os documentos”, destacou o especialista líder em Desenvolvimento Rural e Agricultura do BID no Brasil, Octávio Damiani. Ele salientou ainda a expectativa de que o Estado pressione e dê celeridade à tramitação junto ao Governo Federal.
Já o Oficial de Programas do Fida, Hardi Vieira, salientou a cooperação conjunta para acelerar a construção do Projeto. “Gostaria de destacar o empenho de toda a equipe, sobretudo porque não atuaremos numa região conhecida como era o Semiárido e isso requereu um maior empenho. Quero lembrar ainda, que a carta consulta do Parceiros da Mata ficou em primeiro lugar na avaliação da Cofiex”, disse Hardi, salientando o compromisso com a formatação do Projeto alinhado aos objetivos de assegurar uma ação efetiva de combate à pobreza junto às populações da Zona da Mata baiana.
Durante a programação, serão discutidos temas como Gestão e Administração, Monitoramento e Avaliação, Aquisições e Contratos, Saneamento Básico, Assistência Técnica, Fortalecimento de Redes, Entidades e Articulações; além das ações voltadas para jovens, mulheres, pessoas com deficiências e LGBTQIAPN+.
O Projeto
O Projeto de Desenvolvimento Sustentável da Mata Atlântica da Bahia – Projeto Parceiros da Mata – tem o objetivo de promover uma transformação produtiva sustentável que permita melhor qualidade de vida da população rural.
A ação, que terá investimentos de R$ 750 milhões, deve beneficiar 100 mil famílias de 77 municípios situados geograficamente na Zona da Mata dos territórios de identidade Baixo Sul, Litoral Sul, Vale do Jiquiricá e Médio Rio das Contas, no Bioma da Mata Atlântica da Bahia.
Por: Silvia Costa
Fotos: Assessoria de Comunicação da CAR