Em São Paulo desde a final do concurso, o sonho de Raissa se tornou realidade, e a sua vida se transformou. “Mudou completamente! Estou com agenda lotada. Está bem diferente pra mim, mas estou adorando e aproveitando as oportunidades. Eu morava numa cidade pequena, vim pra cidade grande. Coisas que não tinham no meu cotidiano agora têm. Fora a preparação pro Miss”, contou. A jovem acredita que uma de suas principais características é a determinação. No concurso, ela ganhou todas as provas, desbancando a Miss Rio Grande do Norte (Danielle Marion) e Maranhão (Deise D’Anne). Com a vitória, Raissa destacou que encara como responsabilidade carregar a faixa e a coroa: “Eu quero, da melhor forma possível, ser um exemplo de mulher”.
Assim que Raissa Santana conquistou o título, algumas personalidades negras demonstraram orgulho e se sentiram representadas pela miss. Uma delas foi a atriz Taís Araújo, que comemorou a vitória com satisfação: “Representa bem a diversidade do Brasil”. A declaração motivou Raissa. “Fiquei orgulhosa e feliz, eu sou muito fã dela. Estou muito contente mesmo, é uma honra!”, admitiu lisonjeada. Embora o racismo esteja presente em nossa sociedade, a Miss Brasil afirmou que isso não foi um problema em sua carreira. “Nunca sofri nenhum tipo de preconceito. Nem no concurso de Miss, nem como modelo”. Porém, ela destacou que pretende se engajar nos movimentos afirmativos de identidade negra. “Eu super apoio os movimentos raciais. Mas, por agora, não estou tendo tempo. Assim que eu conseguir, eu quero ajudar, incentivar as meninas que passam por transição capilar, por exemplo. Acho legal esse apoio, pois é um processo difícil”, explicou.
Com o concurso, Raissa ganhou uma viagem para a Itália, um automóvel zero km, um contrato no valor de R$ 100 mil e uma viagem para Cartagena, na Colômbia, com direito a acompanhante. Mas, até janeiro de 2017, sua maior preocupação é se preparar para o Miss Universo, que acontece em Manila, capital das Filipinas. Para isso, Raissa disse estar bem focada. “A preparação está bem intensa, vou fazer alguns procedimentos novos, estudar passarela, intensificar a academia, cuidar do corpo e do psicológico, que é importante, e também vou estudar mais o inglês”, concluiu.
Foto: Arquivo Pessoal